Elaborar a lista de convidados do casamento é uma das partes mais complicadas da organização do evento, principalmente quando o orçamento é limitado. E, por mais que nossa vontade seja de compartilhar o momento com todas as pessoas, é bom ficar atento a pequenos detalhes que fazem a diferença.
Existem conhecidos que não são muito próximos, mas fazem parte do nosso convívio. Seria inconveniente não convidá-los? E parentes distantes que quase não temos contato, devem entrar na lista?
Nem sempre é possível chamar todo mundo, por isso existem alguns critérios básicos que podem auxiliar o casal. Confira abaixo 5 dicas essenciais sobre como fazer a lista de convidados para o casamento!
1. Comece pelos Convidados Obrigatórios
Para iniciar a lista de convidados do casamento coloque aqueles nomes que o casal faz questão da presença e não poderiam faltar. Os pais, os familiares mais importantes, os melhores amigos e assim por diante. Nessa lista certamente estarão também os padrinhos de casamento.
2. Use o Critério de Proximidade
Seja no trabalho, faculdade ou mesmo na vizinhança, existem pessoas que convivem diariamente com a gente, mas não possuem nenhuma relação de afetividade com o casal, são os colegas. Assim como os familiares que moram longe, com quem não mantemos contato.
Para esses casos, use o critério da proximidade e coloque na lista de convidados do casamento aqueles com quem você possui uma relação mais próxima. Com as outras pessoas, evite comentar sobre o evento.
3. Parceiro(a) e Família do Convidado
Não é inconveniente deixar de convidar a família de um(a) amigo(a), colocando apenas seu nome no convite.
Já para o(a) parceiro(a) da pessoa convidada é necessário pensar um pouco melhor. Não há obrigatoriedade, porém, uma pessoa dificilmente irá ao evento sozinha.
4. Confirmação de Presença
Saber a quantidade próxima do real de participantes da festa é importante para não haver desperdícios ou ausências. Para isso, existe o RSVP, um serviço de confirmação de presença da lista de convidados do casamento.
5. Erros Comuns
Um dos erros mais comuns é o casal fazer listas de convidados separadamente, o que dificulta a organização e o encaixe no orçamento. É importante estabelecer um limite de pessoas de acordo com o valor disponível para gastar na festa e não convidar ninguém por obrigação.
As dicas sobre como fazer a lista de convidados do casamento foram úteis para você? Comente!
Imagens:
Rede Super, Pinterest, Credit Loan.