Eventos são oportunidades que oferecem a possibilidade de divulgação de marcas e entretenimento ou ampliação de conhecimento dos seus participantes.
As empresas que organizam eventos normalmente investem em planejamento e em recursos diversos para realizarem as melhores opções, assim, investem em brindes personalizados, com a distribuição de itens como canecas, chinelos, estruturas diferenciadas, atrações de qualidade, como bandas, e demais serviços, que proporcionam experiências incríveis.
Essas empresas sempre estimam que seus eventos sejam um sucesso de público, com participação e avaliações positivas, para que possam contribuir para a consolidação da marca e para a realização de novos eventos de sucesso.
Porém, se não houver uma divulgação adequada, com a emissão de convites direcionados para o público tomar conhecimento do evento, todo o esforço e empenho investidos serão frustrados e o evento não terá a adesão esperada.
A seguir, veremos 12 maneiras de divulgar eventos de forma eficiente e que possam trazer efetivo retorno e sucesso de participação para seus organizadores.
1. Utilize os recursos disponíveis para divulgar o evento
A melhor maneira de divulgar eventos de forma eficiente é usar os canais disponíveis tanto por meios tradicionais de propaganda quanto pelo meio digital.
Claro que ambos devem atender ao tipo de público que se deseja alcançar, e, atualmente, os meios digitais são amplamente usados por seu uso entre a população e pelo alcance que possuem.
Porém, é importante também avaliar as inserções na mídia tradicional e anúncios em outros veículos físicos, como outdoors e ambientes com muita movimentação de público.
2. Crie um site do evento
Uma maneira correta e assertiva de divulgar eventos de forma eficiente é considerar a criação de um site dedicado ao evento. Esse recurso possibilita centralizar a comunicação, atualizar detalhes e viabilizar um contato mais direto sobre orientações e esclarecimentos acerca dele.
O site facilita as inscrições e gera mais interesse de participação, e o recomendado é que ele possa ser acessado por qualquer tipo de dispositivo, seja móvel, seja fixo.
3. Defina a hashtag do evento
Hashtags são excelentes recursos para centralizar o acesso a informações sobre determinado assunto, e isso ajuda a divulgar eventos de forma eficiente.
Elas são normalmente concebidas com uma base de pesquisa para definir seus nomes, podendo ser facilmente identificadas e com bastante retorno quando se deseja divulgar um evento. Tais recursos agem para ampliar a divulgação, estabelecer uma relação confiável, apurar o engajamento de forma prática, identificar interesses etc. Todos são aspectos importantes para melhorar a divulgação e o sucesso do evento.
4. Recorra ao marketing digital
O marketing digital é uma excelente ferramenta estruturada para conseguir divulgar eventos de forma eficiente.
Quando se conta com uma assessoria profissional nessa área, os retornos estarão assegurados, pois se trabalha com técnicas e com análise de dados para direcionamento de campanhas e captação de participantes.
É um importante instrumento de uso de modelos adequados de divulgação e obtenção dos melhores engajamentos com base em levantamentos de dados confiáveis que ditam as estratégias a serem usadas para garantir o sucesso de participação.
5. Utilize as redes sociais
As redes sociais são fundamentais quando se deseja divulgar eventos de forma eficiente. Elas são amplamente usadas por milhões de pessoas e podem alcançar uma grande quantidade de interessados em participar de seus eventos.
Elas possuem uma característica de interação bastante importante e devem ser adequadamente planejadas quanto à forma como a empresa deve atuar com a divulgação de conteúdos e posicionamento da marca.
Facebook, Instagram, WhatsApp, Twitter, TikTok e LinkedIn são redes disponíveis com milhões de seguidores e ótimas oportunidades de divulgação para diversos tipos de públicos e modelos de eventos.
6. Faça campanhas pelo e-mail marketing
O e-mail marketing é uma ótima opção para divulgar eventos de forma eficiente, mas, para que funcione adequadamente, é preciso possuir uma base de informações de consumidores que recebam mensagens por esse recurso de comunicação.
Isso é possível quando se possui estratégias de comunicação com consumidores que tragam dados de contato para que possam receber informações do evento.
7. Invista em anúncios pagos
Os sites de buscas e as grandes plataformas na internet oferecem um recurso excelente para divulgar eventos de forma eficiente: usar anúncios pagos. Eles podem fazer muita diferença na divulgação do evento e possuem grande alcance, além de serem disponibilizados via recursos Adwords (Ads).
São excelentes alternativas diferenciadas de divulgação com garantia de retorno.
8. Defina a persona
Essa definição é fundamental para a empresa orientar o tipo de público-alvo que deseja conquistar e trazer para seus eventos.
Estabelecendo sua persona, é possível adequar estratégias de marketing, bem como atuar em locais onde esse tipo de persona tem mais chances de gerar interesse em participar de seus eventos.
9. Recorra à divulgação pela mídia convencional
Muitas empresas acabam não usando os meios tradicionais de divulgação, como a mídia falada e escrita, sendo que, desse modo, os diversos eventos apresentam mais chances de sucesso quando se recorrem a eles.
Dependendo do tipo de evento e do público que se deseja conquistar, esses são os melhores caminhos para se seguir a fim de gerar divulgação e trazer retorno ao evento.
10. Realize campanhas promocionais com divulgação ampla
Realizar campanhas promocionais relacionadas a descontos em ingressos, distribuição de convites, sorteios de prêmios e até de aquisições para temporadas de eventos com descontos e facilidades de pagamentos são ações que atraem muitos participantes.
Mas essas campanhas têm de ter uma boa estratégia de divulgação para cumprirem a finalidade de retorno desejado.
11. Faça parceria com patrocinadores
Obter patrocínios ajuda a ampliar as possibilidades de divulgação da marca, além de elevar o engajamento das pessoas por saberem que o evento está validado por marcas que apoiam a sua realização.
Atue nesse sentido e consiga patrocínios de qualidade.
12. Invista em conteúdo
Não deixe de considerar a qualidade dos seus conteúdos para suportar suas campanhas de divulgação.
Bons conteúdos tendem a ser marcas importantes de qualidade, conseguindo convencer os participantes de que eles terão experiências diferentes em seus eventos.
Considerações finais divulgar eventos de forma eficiente
Vários podem ser os caminhos para divulgar eventos de forma eficiente e atrair mais participantes, garantindo o sucesso daquele momento.
Vimos alguns desses tipos de atuação que auxiliam na divulgação e no destaque de um evento e eles podem ser usados para que seu evento tenha sucesso.
Gostaríamos de ver sua avaliação sobre divulgar eventos de forma eficiente, então deixe seu comentário para nos auxiliar a melhorar nosso conteúdo.