Quem opta por casar fora da igreja e oficializar o matrimônio apenas no cartório sempre fica em dúvida na hora de organizar a cerimônia de casamento. Além de pastor e padre, existem o juiz de paz e o cerimonial – este segundo, inclusive, cuida de todas as apresentações do casamento, cuidando do cronograma de atividades e guiando os convidados para cada atração.
Mas quem é o juiz de paz?
Ele é o responsável por atividades jurídicas que não precisam, necessariamente, de um advogado. Pequenas causas, demandas rápidas e casamentos são algumas de suas maiores responsabilidades. O juiz de paz é, então, um magistrado que trabalha para o governo e tem o poder de oficializar a relação perante a lei.
Custos
O custo desse serviço varia de acordo com o cartório, cidade e local do casamento – pois o cartório cobra também pelo deslocamento do profissional. Assim sendo, o valor pode ir de R$ 800 até R$1.200.
Vantagens de contratar um juiz de paz
- Casamento em território neutro: se você sempre quis um casamento com vestido de noiva e os convidados acompanhando tudo, mas a família do noivo tem uma religião completamente oposta às suas crenças, o juiz de paz é ideal para realizar a cerimônia;
- Chame um familiar para celebrar o casamento: se você sempre sonhou em ter um amigo ou familiar celebrando o casamento, o juiz de paz pode ser a melhor maneira de oficializá-lo. Isso por que o profissional pode estar ali apenas para cuidar dos documentos necessários.
Gostou das dicas? Compartilhe!
Imagem: Bazar Vestido de Noiva.