Escolher o melhor mês para casar não é tarefa fácil e vários fatores devem ser levados em consideração. Sendo assim, reunimos aqui algumas dicas para te ajudar na escolha do melhor mês para o seu grande dia, mas antes vale uma dica inicial:
Abra o calendário, procure aqueles feriados "emendados" e fique longe deles, pois nunca se sabe quando um convidado querido não poderá comparecer por já estar de viagem marcada, além disso, em feriados prolongados o trânsito também tende a ficar caótico e os serviços sobem de preço.
-> Atenção, esse conteúdo estará dividido em duas partes! Neste post você vai conferir as vantagens e desvantagens dos meses de janeiro a junho.
Janeiro
Janeiro é um dos meses menos procurados, o que pode ser uma vantagem, pois ajuda a conseguir melhores descontos, além de ser mais fácil de encontrar igrejas e salões de festa com datas disponíveis. Além disso, para aquelas que pretendem casar no final da tarde, a luz do sol, nessa época do ano, está linda e vai deixar as fotos e os vídeos incríveis.
Por outro lado, o calor excessivo pode trazer desconforto e cerimônias ao ar livre são arriscadas, pois pancadas de chuva são comuns. Além disso, tenha cuidado, pois janeiro é um mês em que muita gente viaja e alguns prestadores de serviço tiram férias.
Fevereiro
Se você é uma noiva que gosta de flores tropicais, esse é o melhor mês para casar, pois elas estarão em sua melhor fase e deixarão a decoração incrível. Entretanto, o calor ainda é bem forte e as chuvas frequentes, portanto, se você deseja casar ao ar livre, é preciso tomar cuidado para não ser pega de surpresa.
Março
Quem pensa em escolher o mês de março para o grande dia, tem a seu favor o fato do calor começar a diminuir e ser baixa temporada, além de ser o mês das orquídeas. Mas, fique atenta para a chuva e tenha um “plano B” se a cerimônia for ao ar livre.
Abril
Abril é considerado um dos melhores meses para casar. O clima já está mais ameno e não costuma chover, sendo perfeito para cerimônias ao ar livre. Por outro lado, a oferta de flores já não é tão grande e os valores começam a subir.
Maio
Tradicionalmente, maio é considerado o “mês das noivas”, porém ele já deixou de ser o mês mais procurado, por isso não deve ser tão difícil reservar data em buffets e igrejas. O clima é semelhante ao de abril, contudo, o preço das flores aumenta bastante.
Junho
Em junho, as datas não são muito concorridas, o que ajuda na hora de negociar valores. O frio começa a aparecer e trajes de gala ficam mais confortáveis. Para as noivas que gostam de tulipas, esse é um dos melhores meses para casar!
Por fim, não deixe de procurar ajuda de profissionais de assessoria e cerimonial, pois eles poderão tornar a tarefa de planejar seu casamento bem mais fácil.
Já sabe o mês que melhor se encaixa nos seus planos? Conte para gente nos comentários e não deixe de conferir a parte 2 desse post para saber as vantagens e desvantagens dos demais meses do ano.
Imagens: Pinterest.