Até pouco tempo atrás, era comum noivos receberem presentes repetidos ou itens sem muita utilidade para a vida de casado. No entanto, com surgimento das listas de casamento, essas situações são cada vez menos frequentes.
Além da lista permitir que o casal escolha os presentes para a nova vida a dois, ela facilita a decisão dos convidados, que podem comprar tendo uma ideia do que os noivos precisam e/ou querem.
Foto: Flickr.
Para tanto, o casal precisa organizar a lista e, primeiro, escolher a loja onde a relação de presentes ficará disponível. Não é recomendado distribuir a lista em muitas lojas, sendo ideal apontar no máximo em três estabelecimentos. Um cuidado em relação a essa escolha é observar a qualidade dos produtos oferecidos pela loja, assim como se os preços são acessíveis e se o local é de fácil alcance aos convidados.
Além disso, os noivos devem fazer a escolha dos presentes. Nesse sentido, é importante que o casal escolha os produtos e itens que realmente serão necessários para o cotidiano dos dois. Esses artigos devem estar disponíveis na loja com diferentes faixas de preço, cor e marcas. Os noivos podem optar ainda por fazer duas listas diferenciadas dos produtos, uma de acessórios mais simples para uso doméstico e outra de eletrodomésticos e eletroeletrônicos, por exemplo.
Outra possibilidade é fazer listas virtuais. Com elas, os noivos entram em contato com a administração do site e escolhem os presentes disponíveis na loja. Os convidados então podem fazer a compra online, informando o nome dos noivos ou algum código fornecido pelo próprio estabelecimento, e optam pela entrega direto na casa dos noivos.
Foto: Free Digital Photos.
A maioria das lojas ou sites que aceitam listas de presentes disponibiliza a entrega dos produtos na casa do casal, ou então esses estabelecimentos mantêm a remessa na loja até uma data combinada para a retirada.
Para não ser deselegante, não é recomendado o envio do cartão da loja ou especificar o presente junto do convite de casamento. O objetivo principal do casamento é os noivos dividirem a sua felicidade junto com os amigos e familiares. Os presentes são apenas um gesto simbólico de agradecimento dos convidados.
Após receber o convite, a tendência é que as pessoas busquem informações sobre o que e onde comprar o presente. Por isso, é importante os noivos manterem seus pais, sogros irmãos e amigos mais íntimos informados sobre onde estará disponível a relação de presentes.
Por fim, uma dica muito válida para organizar a lista de casamento dos noivos é não incluir produtos com preços muito elevados, como fogão, geladeira, lua-de-mel, entre outros na relação, já que, geralmente, esses presentes mais caros são oferecidos pela família ou pelos padrinhos do matrimônio.