Novo modelo de negócio reúne fornecedores de diferentes segmentos
A região de Campinas (SP) vem mostrando uma tendência bastante promissora. O crescimento do mercado de luxo. O setor vem registrando uma expansão anual de cerca de 10%, segundo a Associação Comercial e Industrial de Campinas (ACIC). A arquiteta Regina Guimarães e a relações públicas Renata Silveira decidiram apostar em um novo modelo de negócios para festas de alto padrão e criaram a primeira boutique de eventos de luxo do País.
O investimento compensou. Num valor de R$ 600 mil, a Laço e Abraço está representando com exclusividade renomados fornecedores de São Paulo e de algumas cidades do interior. “Enxergamos a região como um mercado bastante promissor tanto no segmento de festas quanto de eventos corporativos”, disse Regina Guimarães.
A proposta de reunir os serviços dessas empresas em um só local, evitando que os clientes tenham que deslocar-se até São Paulo para conhecer e tratar com cada um dos fornecedores, foi a grande sacada. “Nós fazemos esse trabalho para eles: apresentamos seus produtos e serviços e realizamos o orçamento. Somente a partir daí os detalhes começam a ser acertados entre os fornecedores e clientes. Isso evita deslocamentos e perda de tempo, pois todos estão concentrados na Laço e Abraço”, completou.
De acordo com o Convention & Visitors Bureau, a região de Campinas recebe, aproximadamente, 6,5 mil eventos ao ano, atraindo 1,5 milhão de pessoas e movimentando R$ 1 bi em 54 setores da economia. “Esse mercado é muito promissor e Campinas necessita da excelência nos serviços e produtos para o atendimento adequado a essa demanda”, acrescentou Regina.
Foto: Espaço para eventos da empresa. Imagem: Laço e Abraço
Modelo diferenciado
Os profissionais que integram a equipe da Laço e Abraço atuam em todos os segmentos de festas como buffet, decoração, foto, filmagem, doces e música, assim como lembranças e convites. Todos eles, de acordo com Renata Silveira, passaram por uma rigorosa seleção que considerou a experiência de cada um no mercado de luxo e na qualidade dos serviços prestados. “O objetivo é facilitar a interação dos clientes, assessores e fornecedores por meio de materiais de divulgação, como catálogos, vídeos e de uma equipe de vendas para acompanhar todas as etapas da negociação que pode ser feita até mesmo por videoconferências”, completou Regina.
Além do portfolio dos fornecedores, a loja possui também salas para a exibição de vídeos, para degustação e para workshops. A casa apresenta também uma pequena exposição de lembrancinhas e brindes e tem um espaço para a realização de eventos que comportam até 120 pessoas. O atendimento inclui, em alguns casos, motorista para levar os clientes até os fornecedores para degustações ou provas de roupa, por exemplo. Alguns mimos, como uma noite a bordo de um iate, também podem ser oferecidos, dependendo da ocasião.
Da capital para o interior
Sonia Bonifazi, representante exclusiva no Brasil da marca italiana Conti, de amêndoas confeitadas, acredita que a parceria com a Laço e Abraço aproximará ainda mais o seu negócio dos clientes no interior paulista. Antes, para conhecerem o seu produto, os clientes precisavam se deslocar até São Paulo. “A região de Campinas possui um público muito exigente e nós representamos justamente um produto voltado para ele”, enfatiza Sonia.
A fotógrafa Dani Pacces, experiente profissional em eventos no interior de São Paulo, que também faz parte da equipe da boutique de eventos de luxo, vê a Laço e Abraço como um facilitador tanto para os clientes quanto para os profissionais como ela. “Considero a região de Campinas um grande potencial para expandir a minha atuação no interior paulista. As pessoas e empresas que costumam buscar fornecedores na capital querem serviços diferenciados e inovadores. E é justamente isso o que temos para oferecer”, diz a fotógrafa.