Um evento de Natal e Ano Novo em uma só festa pode parecer ideia absurda, mas será mesmo?
Imagine uma ceia natalina em que todos sejam convidados a vestir branco, pois será um momento antecipado para iniciar hábitos que trarão boa sorte no ano que está para chegar.
Promover o diferente, mas conservar a essência, é um meio de dar um toque especial à sua oferta de serviços – lembrando que se deve levar em conta decoração, iluminação, brinquedos infantis, comidas e bebidas, segurança, buffet e músicas.
O que seria um evento de Natal e Ano Novo em uma só festa?
Se você pensou no óbvio, acertou.
Um evento de Natal e Ano Novo em uma só festa nada mais é do que unir ambas as tradições. Para refrescar a sua memória, listamos alguns elementos que fazem parte das duas comemorações.
Tradições natalinas
- Decoração com guirlandas e pinheiros, artesanais ou industrializados;
- Ceia farta na noite do dia 24 de dezembro, reunindo amigos e familiares;
- Cartão de Natal, antes enviado pelos Correios, hoje, em sua grande maioria, digital;
- Papai Noel, com barba comprida e saco com presentes para as crianças ou para todos os convidados;
- Almoço no dia 25, reunindo quem esteve presente na véspera e, quem não pôde comparecer, tem a oportunidade de participar da comemoração durante o dia.
Tradições de réveillon
- Usar roupas brancas para atrair paz;
- Brindar com champanhe para atrair sorte financeira;
- Fazer ou comprar amuletos da sorte para o ano que chega;
- Comer romãs e guardar as sementes para atrair prosperidade e fartura;
- Jogar fora objetos velhos, para espantar o atraso que atrapalha o progresso.
Organizar a festa dupla para empresas
Muitas empresas, todos fim de ano, oferecem a funcionários e colaboradores um momento para a realização de um encontro festivo. Mas é comum que a ocasião fique somente registrada como “confraternização de fim de ano”.
E se a festa fosse em dose dupla, com elementos natalinos e de réveillon? Vejamos como unir as duas situações em uma única ocasião, muito mais especial.
Casas noturnas: um bom local para oferecer essa ideia
O evento de Natal e Ano Novo em uma só festa também pode ser oferecido em casas noturnas de diferentes segmentos musicais, nos dias 24 ou 31 de dezembro.
Muitas pessoas gostariam que houvesse um evento assim, o que seria uma alternativa para quem está só em casa, ou voltou cedo demais da comemoração com os familiares e não quer ir dormir, mas continuar festejando.
Papai Noel vestido de branco
Um único elemento é capaz de fazer com que uma celebração se transforme em evento de Natal e Ano Novo em uma só festa.
Um símbolo tão conhecido como o Papai Noel é facilmente ligado por qualquer um ao Natal. Mas sempre se espera que o bom velhinho chegue com sua clássica roupa vermelha.
Todos estão sentados à mesa, curtindo a música durante a comemoração enquanto saboreiam os deliciosos pratos do buffet, ou estão na pista dançando.
De repente, aparece o grande animador da comemoração: um Papai Noel vestido de branco! Como elemento-surpresa, encantará a todos quando surgir, pois o bom velhinho é conhecido pelos presentes que distribui, por isso é muito amado.
Se o bom velhinho vem de branco, significa que está distribuindo paz a todos.
Uma ideia é que o Papai Noel tire de dentro do saco de presentes lembrancinhas aos convidados.
As lembrancinhas podem ser objetos que remetam a amuletos da sorte para o Ano Novo.
Guirlandas com romãs
Chega meia-noite, virada de ano, mas cadê algo reservado para começar com o pé direito?
Tudo estará resolvido se romãs estiverem à disposição de todos no evento de Natal e Ano Novo em uma só festa.
Seja em um salão de festas, seja em espaço aberto como uma chácara, a decoração pode ser feita com guirlandas e pinheiros. Então, para dar aquele toque de ‘dois em um’, no lugar das bolas de plástico ou vidro, colocam-se romãs.
Fica a critério de cada um se guardará a romã para a véspera do dia 1° de janeiro, ou não. Exceto se a comemoração já estiver acontecendo no último dia do ano.
Amigo-secreto com cartões
O cartão de Natal de papel acabou sendo trocado pelo cartão digital, e em grandes casos virou spam.
Não faz muitos anos, quem gostava de enviar mensagens de prosperidade aos amigos e familiares reservava um bom tempo para escrever, cartão por cartão, uma mensagem de carinho e otimismo.
Em seguida, ia até uma agência dos Correios e de lá postava o mimo feito à mão, que em cerca de sete dias chegava ao seu destinatário.
Ainda há quem tenha esse costume, no entanto, o cartão digital se disseminou e, hoje, é o mais enviado por redes sociais e e-mails.
Então, um toque de nostalgia cairia bem na festa. Uma sugestão é agregar à troca de presentes a missão de compor um cartão ao amigo-secreto.
Caso não tenha sido preparada uma troca de presentes para o seu evento de Natal e Ano Novo em uma só festa, não há problemas.
Pode haver uma troca de cartões, então o amigo secreto se torna o destinatário secreto, o qual é sorteado durante o encontro, logo no início, por quem lhe escreverá uma mensagem exclusiva.
O cartão pode ser trazido por convidado ou distribuído no início, quando o destinatário for sorteado.
Para as crianças
Se houver crianças no evento de Natal e Ano Novo em uma só festa, tem que garantir a presença de brinquedos infantis.
Hoje, a tocar em qualquer assunto relacionado a festividades, a criançada já fica à espera de uma piscina de bolinhas, uma cama elástica, sem contar a expectativa que criam pelos brinquedos infláveis, que são indispensáveis.
Como não falhar ao organizar um evento de Natal e Ano Novo em uma só festa
É muito simples. Basta organizar a comemoração como o habitual, reservar o espaço, os serviços necessários, enfim, nada que fuja da rotina como o de costume.
O essencial está nos elementos que são ícones conhecidos por todos, como o Papai Noel e as roupas brancas.
Ao se juntar elementos de comemorações distintas, automaticamente você transforma um evento de Natal e Ano Novo em uma só festa. Seja no dia 24, dia 31, ou qualquer outra data do mês de dezembro.
Agora é só pôr a ideia em prática e esperar pelos elogios! O que você acha?