Assim como qualquer empreendimento, abrir uma produtora de eventos independente exige planejamento, por menor que seja o espaço que esteja pensando em projetar. O primeiro passo é criar um plano de negócios contendo os objetivos, mercado de trabalho que irá explorar, concorrência, fornecedores, cliente em potencial (público-alvo) e custos. Essas informações são extremamente importantes para abrir qualquer produtora ou um salão de festas.
Para abrir um salão de festas seria interessante especificar um nicho que será sua especialidade, como casamentos, festas de formatura, debutantes, aniversários no geral, festas de crianças, festas à fantasia, enfim, pense dentre as diversas opções quais seriam os eventos que gostaria de receber no espaço. Assim você poderá pensar na estrutura ideal para receber o evento e as pessoas. Depois disso é hora de ir atrás da equipe de funcionários e outros serviços que poderão ser terceirizados com facilidade pelo telefone, internet ou pessoalmente.
Você pode optar por comprar ou alugar equipamentos necessários para a organização de eventos como cadeiras, mesas, telão, computadores, linha telefônica, internet e coisas do tipo. Você poderá contratar uma equipe reduzida de funcionários para realizar a contratação de serviços e a divulgação dos eventos ou você mesmo pode cuidar desses assuntos inicialmente até ganhar estabilidade financeira para contratar profissionais.
Lembre-se que para administrar um salão de festas é necessário dispor de uma lista de fornecedores confiáveis, por isso, compare preços e qualidade dos serviços ofertados antes de fechar um contrato. E, por último, verifique a questão burocrática e legislativa para abrir uma produtora, como registro na prefeitura e outras obrigações. Estar dentro da lei é o primeiro passo para o sucesso do seu negócio. Boa sorte!