Divulgar um evento de maneira correta é uma excelente maneira de conseguir seguidores e que podem acabar optando por participar de seu evento.
Essa afirmativa é adequada para eventos de qualquer tamanho, pois a lembrança do acontecimento é algo que mantém o interesse das pessoas em participar do evento e assim ter maior possibilidade de gerar resultados de sucesso.
Antes das redes sociais, a divulgação era realizada com uso de convites e de propagandas em meios de comunicação, como rádios e canais de televisão, e em cartazes diversificados distribuídos nas ruas, além de uso de veículos automotores e entrega de panfletos.
Com o advento da internet e a consolidação das redes sociais esse panorama mudou, e a entrada de influenciadores digitais é uma excelente forma de divulgar eventos.
Neste artigo, vamos apresentar como usar influenciadores digitais para divulgar eventos e conseguir os melhores retornos para a sua realização.
Quem são os influenciadores digitais e qual sua atuação
Os influenciadores digitais para divulgar eventos são pessoas que usam suas habilidades de comunicação nas redes sociais para obterem seguidores e conseguirem audiências sempre maiores sobre um determinado público.
Normalmente, se tornam celebridades nos meios digitais com projeções para outros meios de comunicação, como sites e programas de mídia, aumentando assim sua influência sobre a opinião e os comportamentos de seguidores.
Como manter parcerias com influenciadores digitais para divulgar eventos
Para manter a parceria com influenciadores digitais para divulgar eventos com sucesso é preciso definir algumas estratégias que orientem a escolha, e para isso é preciso considerar os seguintes fatores:
- defina a persona que quer alcançar, assim estará focando no público-alvo;
- efetue um planejamento adequado para agir sobre as formas de divulgação do evento sobre a persona que se definiu; e
- verifique os influenciadores digitais que mais se ajustam a esse nicho na internet.
Quais fatores considerar na escolha de influenciadores digitais para divulgar seu evento
A escolha de influenciadores digitais deve ser pautada na definição do público-alvo e quais são os influenciadores com maior atuação nesse segmento.
Isso permite que a linguagem e ações a ser adotadas sejam coerentes com os interesses de pessoas que seguem esses influenciadores, assim os resultados serão mais efetivos.
Principais estratégias e resultados da ação de influenciadores para divulgar eventos
Ao recorrer a influenciadores digitais para divulgar eventos podem ser obtidos resultados bastante importantes, pois eles divulgarão diferenciais do evento como:
- a participação de personalidades;
- DJs reconhecidos;
- bandas de renome ou que estão se destacando;
- músicos de qualidade;
- músicas que serão executadas,
Bem como todo tipo de atrações e as características do espaço onde se realizará o evento.
Outras ações também podem ser adotadas na divulgação e no trabalho do influenciador digital que possa trazer a maior participação possível e retornos efetivos ao evento, como envio de produtos, presença VIP, divulgação etc.
Mas para que isso possa ocorrer de maneira estruturada e que atinja os melhores resultados, é preciso adotar práticas de planejamento e atuação que envolva estratégias de marketing que possam trazer os melhores resultados.
Dessa forma, é importante definir as seguintes ações, entre outras:
- elaborar toda a estratégia de divulgação em conjunto com o influenciador digital, para que ele possa auxiliar a definir as melhores inciativas de engajamento possíveis dentro do perfil de seus seguidores;
- estabelecer ações de vendas e campanhas promocionais que possam incentivar a participação do público; e
- incrementar a participação nas redes sociais, com aumento de postagens.
A importância das redes sociais para divulgar um evento
Recorrer a influenciadores digitais para divulgar eventos faz parte de uma estratégia focada em marketing de influência, que tem por objetivo atrair o interesse e o maior número possível de participantes. Além disso, é uma forma de aumentar as chances de satisfação de todos e até mesmo que possam se engajar em eventos futuros, com base em suas experiências prévias nos eventos organizados pela empresa.
Mas isso tudo se se tornou possível graças a grande influência das redes sociais no comportamento das pessoas que seguem essas plataformas digitais e que despertam interesse em acompanhar todas as atualizações realizadas no mundo digital.
Nesse aspecto uma boa estratégia de divulgação está relacionada a lançamentos de campanhas com distribuição de lembranças e brindes criativos relacionados ao evento, feitos nas redes sociais, e assim trazer ao público um maior interesse no evento.
Nesse sentido, os influenciadores digitais dominam a linguagem das redes e se comunicam com muita intimidade com o seu público, fazendo com que eles entendam a necessidade participação em seu evento.
Formas de medir os resultados
Para que se consiga apurar com efetividade os resultados obtidos ao recorrer a influenciadores digitais para divulgar eventos, é preciso adotar algumas metodologias de medições de dados que podem ser obtidas de várias maneiras, por meio da captura de informações de participantes nas redes sociais até mesmo com base em pesquisas ao término do evento.
Além disso, usar a receita obtida e a procura do evento podem ser indicadores importantes para aferir os resultados financeiros e também de marketing. Todos esses devendo ser avaliados, para que se tirem conclusões a respeito de se houve impacto real a partir da atuação do influenciador.
Quanto ao uso de dados apurados efetivamente quanto à ação dos influenciadores digitais, podemos destacar algumas ações para obter as informações que serão usadas por esses profissionais:
- usar as redes sociais quanto à colheita de opiniões sobre o evento e utilizar postagens e seus acessos é uma excelente maneira de identificar esse ponto;
- total do engajamento que pode ser apurado por meio de cálculos realizados entre as opiniões e a quantidade de seguidores delas; e
- avaliar a interação de seguidores após a divulgação do evento, antes de ter ocorrido.
Conclusão: influenciadores digitais para divulgar eventos e o sucesso da iniciativa
Recorrer a influenciadores digitais para divulgar eventos passou a ser uma necessidade que tem por objetivo alcançar o maior número de pessoas, propiciando que elas se interessem em participar do evento.
Alguns cuidados devem ser tomados quanto à escolha do influenciador que mais se alinhe em termos de atuação com os propósitos de seu evento e assim possa cativar um público específico e que trará bons resultados para o evento.
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