A partilha do bolo é um dos momentos mais esperados do cerimonial de um casamento, isso porque o ato simboliza a união do casal. E para que esse instante seja inesquecível e perfeito, ao escolher o bolo é preciso ficar atento para que ele traduza a personalidade e expresse as preferências dos noivos, além de arrematar a decoração. Por isso, para não errar, confira alguns pontos importantes e sugestões que podem orientar a escolha do bolo.
Tamanho do bolo
O natural é que a primeira preocupação seja com a decoração. No entanto, antes definir o tipo de bolo é necessário saber qual o número de convidados para decidir sua quantidade ou tamanho. O ideal é calcular 100 gramas para cada convidado, caso esse seja o único doce oferecido aos convidados. Porém, o usual é que sejam servidos docinhos, e, portanto, a quantidade pode ser menor.
Outro detalhe importante a ser considerado é o horário da festa de casamento. Em uma cerimônia durante o dia, pela manhã, a tendência é que um número maior de pessoas queira experimentar o bolo. Já em uma festa à noite, com muita bebida, boa parte dos convidados dispensa a sua fatia. No primeiro caso, portanto, o bolo deve ser maior enquanto no segundo não há necessidade de um bolo muito grande.
Recheio do bolo
Considere escolher um ou dois recheios, no máximo. Isso porque a mistura de muitos sabores tende a confundir o paladar e deixar o bolo enjoativo. Prefira o tradicional, assim é mais fácil agradar a um número maior de convidados. Em contrapartida, recheio com frutas deve ser evitado, pois as chances de agradar a maioria diminuem bastante.
Os principais sabores, que também são os mais tradicionais, são o de chocolate, nozes, creme de baunilha e o bem casado.Na foto, o bolo recebeu detalhes que estão em harmonia com a decoração da festa.
Foto: Via We Heart It
Decoração do Bolo
É imprescindível que o bolo seja ornamentado no mesmo estilo que o restante da festa. Se a cerimônia for tradicional, o bolo deve também deve ser. No entanto, há formas bastante eficientes de encontrar bolos decorados totalmente personalizados.
Os “efeitos” mais usados em bolos de casamento são os laços, as flores, mas nada impede que se usem desenhos em forma de “corujas” ou “livros”, caso seja essa a preferência dos noivos, basta ter bom senso.
No topo, a tendência atual é colocar noivinhos personalizados. Assim, é possível criar bonecos com as feições e de acordo com os gostos do casal. Existem opções de noivinhos motoqueiros, dentistas, loiros e gordinhos, por exemplo. Investir nesse tipo de acessório é interessante, pois ele confere humor a uma cerimônia bastante séria, equilibrando assim o ambiente.