Um novo centro de eventos foi inaugurado em Curitiba (PR). O setor empresarial e político da região acompanharam, recentemente, a inauguração do Expo Renault Barigui. A obra faz parte do pacote de revitalização do parque Barigui que ganhará também nova pista de corridas, uma passarela subterrânea por baixo da Av. Cândido Hartmann, que unirá as duas partes do parque, uma nova ciclovia, sinalização e também obras viárias. A repaginação do parque deverá ficar pronta em julho deste ano.
Este é um espaço para atrair pessoas do país todo, assim, os eventos deverão gerar movimentação em hotéis, restaurantes, taxis e assim trazer mais receita para a cidade de Curitiba.
A inauguração do novo espaço já está com agenda cheia. São 24 eventos já programados para o local que tem 5 mil metros quadrados de área e capacidade para 5 mil pessoas sentadas. O investimento foi de R$ 28 milhões, e o contrato de concessão do Barigui é de 25 anos.
Em entrevista à imprensa, o presidente da Renault do Brasil disse que esta parceria é uma forma de a empresa se aproximar ainda da mais da vida dos curitibanos. "Estamos encantados por podermos ser parceiros neste espaço de evento e, assim, ficarmos cada vez mais próximos da comunidade", afirmou Murguet. "Aqui poderemos fazer vários eventos que antes tínhamos que levar para fora do Paraná, por não contarmos com um espaço adequado. Vamos gerar muitos negócios", declarou o presidente.
O Centro de Eventos Expo Renault Barigui conta com um grande jardim vertical, que reveste toda a área externa do prédio, num projeto inédito em Curitiba do arquiteto Manoel Coelho.
Esta é uma obra gigantesca em que o empreendimento conta ainda com várias características sustentáveis, pontos de ventilação e iluminação natural para diminuir o consumo de energia. A área construída do centro de eventos não tem uma única pilastra, o que garante aproveitamento total do espaço. Há ainda mais 2,5 mil metros quadrados, destinados às áreas complementares como, sanitários, camarins, cozinhas e despensas.
O espaço que tem visão para o lago do Parque, também terá as águas das chuvas reaproveitadas e, apesar de ter uma área para abrigar até cinco mil pessoas ao mesmo tempo, não haverá utilização de aparelhos de ar condicionado em função da existência de um sistema de ventilação natural, além de contar com aproveitamento da iluminação natural para garantir menor consumo de energia no local.
O centro de eventos do novo Parque Barigui também levará em conta a própria programação do parque por onde passam em torno de 120 mil pessoas por fim de semana. O espaço foi construído no lugar do antigo pavilhão, que funcionava no local desde 1975, entretanto, não atendia às necessidades da cidade para grandes eventos.
Foto: BemParana
Fortaleza
Outra inauguração que se aproxima - agosto 2012 - é a do Centro de Eventos do Ceará que já movimenta o setor de eventos, turismo e negócios no Estado. Apesar de ainda não divulgar números, a Secretaria do Turismo do Estado (Setur) afirma que já existem eventos contratados para o segundo semestre e reservas de datas até 2018.
A construção do Centro de Eventos, o segundo maior e mais moderno do País, aumenta a competitividade da cidade para receber eventos de grande porte e que o foco é incrementar o turismo de negócios, processo que tem impacto sobre 54 diferentes setores da economia, como empresas promotoras de eventos, hotéis, restaurantes e serviços.
Gabrielle Nobre, presidente da Associação Brasileira das Empresas de Eventos do Ceará (Abeoc-CE), disse que o Centro possibilitou a ampliação da prospecção de novos negócios. “Fortaleza perdia muitos eventos pela falta de uma estrutura adequada”, declarou ela.
A previsão é de que o Centro de Eventos ofereça 400 empregos diretos e dois mil empregos indiretos. O número pode variar de acordo com o porte do evento. O estacionamento do Centro está preparado para receber 3.200 automóveis. Parabéns as duas cidades que recebem novas estruturas à altura de suas belezas e riquezas.