O pão de mel tem origem russa, sendo, inicialmente, uma mistura de farinha, mel e suco de frutas. O mel constituia quase metade de todos os outros ingredientes. Mais tarde, ja nos séculos XII e XIII, foram adicionadas especiarias vindas da India e do Oriente Medio (canela, nozes, gengibre, frutas secas...) e o pão de mel se espalhou pela Europa, em especial, na Itália - a receita do pão de mel sienense ainda é encontrada nos livros de culinária. Ela inclui, além das especiarias, avelãs e amêndoas trituradas, ficando bem crocante.
No Brasil os pães de mel aparecem em várias fomatos, tendo sempre, como ingredientes principais, o mel, o açúcar mascavo e as especiarias: canela, cravo, gengibre, noz-moscada e cardamomo. A cobertura e os recheios, entretanto, variam muito: existem opções de cobertura de chocolate escuro ou branco, decorados conforme ocasiões espciais e os recheios podem ser escolhidos entre avelãs, nozes, amêndoas, damasco e doce de leite, entre outros.
O preferido pelas crianças é o de doce de leite. O pão de mel fica lindo e atraente se colocado um palito de picolé, como um pirulito e decorado com M&Ms formando uma "nega maluca"!
Para lembrancinhas de casamentos, escolhe-se um recheio mais nobre, de amêndoas ou nozes, decoração apropriada feita com fios de chocolate em outro tom ou cor, e embalagem como dos bem-casados.
Para coffe-breaks, em geral, o recheio sugerido é de geléia de damasco - fino e não muito doce. Os pães de mel podem também, nesse caso, não ter recheio algum - apenas o sabor do mel e das especiarias para acompanhar um chá.
Caixinhas de presente com pães de mel são muito usadas na Páscoa e no Natal. Nesse caso, a decoração tradicional é uma abelhinha amarela. Pode ser um biscuit comestivel, colado no pãozinho de mel, ou recortada em papel amarelo e colada numa forminha branca em forma de tulipa.
Para o Natal, uma boa opção é um pão de mel em formato de bolo inglês, com massa especial, feita com calda de damasco ou de tâmara e farinha de amêndoas, todo decorado com frutas e castanhas natalinas. Pode ser presenteado ou enfeitar a mesa de Natal:
E, finalmente, o pão de mel foi parar nas mesas de café e licores, após recepões de casamentos, aniversários e formaturas. São mini-pães de mel, feitos em forminha número zero, sem nenhuma adição de açúcares nem recheios. Reina aí, absoluto, o sabor do mel e das especiarias!