Organizar um evento não é tão complicado, basta ter um bom planejamento e escolher um bom ambiente para que o mesmo ocorra com sucesso. Como escolher uma casa noturna? Neste artigo falaremos tudo sobre como escolher o local do evento e daremos nove dicas importantes para ajudar a escolher a melhor casa noturna para evento.
Organização de evento: etapas importantes
A organização de um evento é composta por etapas importantes que garantem o sucesso no grande dia. Elas são:
- Escolha da temática influencia em várias etapas de organização de um evento, incluindo a decoração;
- Público-alvo: terá qual faixa etária? O seu evento os agradará? Essas são as perguntas que devem ser feitas ao escolhê-lo;
- Escolha do local: será em salão de festas, casa noturna, clube, ao ar livre etc.;
- Data e horário: para isso, é preciso já ter definido o público-alvo, por exemplo: evento para crianças normalmente é realizado durante o dia;
- Fornecedores: essenciais para a organização de um evento, sendo eles: aluguel de brinquedos infantis, iluminação, música (bandas, DJ, trios, entre outros), descartáveis, etc.
9 dicas para escolher a melhor casa noturna para evento
Abaixo, listamos nove dicas para escolher a melhor casa noturna para evento. Confira:
1. O porte do evento
O primeiro passo para escolher a melhor casa noturna para evento é saber a dimensão do seu evento. O seu evento será pequeno, médio ou grande? Quantos participantes são esperados? Há chances de crescimento de público no momento do evento? Se os ingressos esgotarem, você estará pronto para dizer "não"? É preciso fazer essas perguntas e avaliar se precisará de um local com possibilidade de ampliação, para evitar problemas como um espaço muito cheio.
2. Ao ar livre ou fechado?
Uma das dicas para escolher a melhor casa noturna para evento é saber se o local será ao ar livre ou fechado. A melhor forma é escolher um local que tenha ambiente externo e interno, nunca se sabe quando choverá, por exemplo. Podemos até verificar a previsão do tempo, mas não é 100% certo. Por isso, a dica é se prevenir e manter os participantes confortáveis.
3. Alvará de funcionamento
Ter um alvará de funcionamento é uma das dicas mais importantes para escolher a melhor casa noturna para evento. Esse documento é extremamente importante. Imagine a seguinte situação: o seu evento ter que ser encerrado, pois você se esqueceu de verificar se o local possuía alvará de funcionamento. Por isso é importante, antes de reservar local para seu evento, verificar se possui esse documento importante exposto no seu site oficial, ligar na prefeitura, conversar com vizinhos e solicitar presencialmente ao dono do espaço a autorização para a produção de eventos.
4. Acessibilidade
É muito importante ter acessibilidade no local ao escolher a melhor casa noturna para evento. Precisa ser de fácil acesso, seja de carro, táxi ou ônibus. Uma dica é fazer um mapa de acesso ao local com todas as informações sobre meios de transportes e divulgar nos flyers, convites e newsletters do evento. Verifique também se há acessibilidade aos portadores de deficiência física ao local, assim como elevadores e rampas.
5. A segurança
A segurança é uma das dicas mais importantes na hora de escolher a melhor casa noturna para evento. Para isso é preciso verificar se o bairro apresenta alta estatística de roubos de veículos ou assaltos – a segurança não é apenas dentro do evento. O seu evento também precisa ter saídas de emergência de fácil acesso e bem identificadas. Outra dica importante é contratar equipes de segurança que ficará responsável pelo público.
6. Acústica
Verificar se tem acústica no local do evento é uma das dicas para escolher a melhor casa noturna para evento. Mesmo contratando uma boa empresa para o som do seu evento, é preciso verificar se o local apresenta uma boa sonorização. Além disso, se o local for fechado e contratar uma banda, procure verificar se é preciso de isolamento acústico. Também é preciso levar em consideração a facilidade para a passagem de entradas de equipamentos e cabos de som, banheiros para a banda e equipes de montagem e sistema de sonorização.
7. Alimentação e condições sanitárias
Esses dois elementos são importantes para o público. Ao visitar o local antes de reservar, é preciso verificar se há banheiros e se estão em boas condições de uso, se há quantidades o suficiente para o público esperado e se há equipes de limpeza. Caso não tenha, contrate uma equipe terceirizada para a limpeza do local. Também é preciso verificar se há cozinha (se tem gás, água potável, utensílios, entre outros), principalmente se for contratado um buffet para eventos.
8. Estrutura e equipamentos
Uma das dicas para escolher a melhor casa noturna para evento é verificar a estrutura e equipamentos. É preciso verificar se o local atende às necessidades exigidas para a montagem de uma estrutura como um palco, como altura, iluminação, dimensões mínimas, suportes para cenário e sistema de som. Também é preciso conferir a infraestrutura elétrica, como a voltagem, quantidade de tomadas, localização de interruptores, cabos, equipamentos de segurança e transformadores.
9. Espaço de produção e camarim
É preciso verificar antes se o local permite. Para a montagem de um camarim é preciso de uma sala mais reservada, bem ventilada ou com ar-condicionado, banheiro privativo, mesas e cadeiras, boa iluminação, higiene e espelhos. Já para o espaço de produção é essencial ter computador com internet, armários com chaves e um espaço amplo.
Gostou do artigo sobre como escolher a melhor casa noturna evento? Deixe o seu comentário e continue acompanhando o nosso blog!