Música está entre os elementos que mais marcam a vida das pessoas, não é mesmo? Seja os melhores, e os menos felizes momentos, todo mundo tem a sua faixa, ou faixas, que representam aquelas ocasiões. Então vamos falar um pouco mais sobre música, música ao vivo e a relação com eventos e seu sucesso na organização dessas ocasiões.
A música é um dos pontos mais importantes para um evento ou uma festa ocorrer perfeitamente bem. No entanto, será que vale a pena mesmo contratar música ao vivo? Neste artigo, falaremos tudo sobre música ao vivo e as suas vantagens.
Música ao vivo
Não importa o estilo do seu evento, a música ao vivo sempre deve estar presente. A escolha ou a falta da música pode influenciar tornando-o um verdadeiro fracasso. Há eventos que somente voz e violão bastam, outros já necessitam de bandas, DJs para festas etc.
Vantagens da música ao vivo em seu evento
As músicas são capazes de tornar os momentos inesquecíveis para os convidados e para quem organizou o evento. Caso a música ao vivo esteja de acordo com a situação, logo o evento será incrível e o ambiente será mais agradável. A música ao vivo é sinônimo de interatividade, pois os músicos agitam os convidados.
Alguns profissionais também improvisam o famoso flashmob – ocorrências que se dão de surpresa, reunindo grupos de pessoas, que dançam de forma coordenada, para surpresa dos convidados – para surpreender o seu público, uma forma de interação divertida. E isso pode ser bem conveniente com música ao vivo.
Afinal, o que ocorre é que uma banda de música ao vivo consegue sentir a preferência dos convidados do evento e se adaptam no formato que o público mais gosta. E isso vai deixar o evento muito mais vivo e com maiores possibilidades de agradar aos presentes. Pense nisso e invista nesse tipo de opção.
As melhores empresas que fornecem música ao vivo também disponibilizam equipamentos de iluminação, que fica sincronizada com a música. Isso garante que o evento seja mais animado e ainda deixa o ambiente mais bonito. Coordenar o estímulo auditivo ao visual ajuda a criar uma melhor atmosfera, muito mais imersiva, para envolvimento de todos os interessados.
Ao mesmo tempo, como a iluminação fica mais localizada no espaço para a pista de danças, o resto dos presentes pode ficar em outros espaços, sem esse tipo de interferência.
Caso o seu evento seja mais intimista, procure contratar bandas menores ou DJs. Tudo depende do seu evento, tamanho e intenções. Caso o público do evento tenha um gosto musical diverso, a dica é contratar músicos que toquem diversos estilos.
Além de saber o estilo musical que seus convidados gostam, é preciso saber qual é a faixa etária para determinar o tempo do evento – e isso também influencia no tipo de música ao vivo.
A contratação da música ao vivo para eventos
Com as vantagens acima, podemos chegar à conclusão de que vale a pena contratar música ao vivo.
Para que a contratação seja realizada, é preciso avaliar se a empresa fornece um serviço de qualidade. Por isso, pesquise bastante antes de contratar qualquer fornecedor. Pegue referências no mercado musical ou com amigos, veja o que está na moda etc. Assim, você estimulará o público a se envolver, de fato, com a proposta da festa ou do evento.
Isso, certamente, angariará interesse de todos, e as opiniões tenderão a ser muito mais positivas sobre o que foi apresentado. Pode acreditar!
Antes da contratação de música ao vivo para o seu evento também é preciso determinar o orçamento para destinar o máximo desejável. Depois disso, é preciso definir o seu tipo de evento e banda. Por exemplo:
Música ao vivo para cerimônia de casamento
Dupla com base em guitarra e teclados, pianista ou banda completa;
Música ao vivo para Jantar ou coquetel
Quarteto ou trio de jazz;
Música ao vivo para Baile
Banda completa com metais e percussão;
Música ao vivo para evento corporativo médio
Banda de pequeno porte ou grupo de jazz;
Música ao vivo para evento de encerramento de conferência
Escola de samba ou banda completa com metais e percussão.
Algo muito interessante na hora de contratar músicos é saber se esses profissionais também fornecem o serviço de música acústica, o que deixa o evento mais moderno e intimista.
Afinal, nem todos gostam de playback, não é mesmo? Contratar só para dublarem a própria voz é como jogar dinheiro fora. É muito comum que, por meio da música, se evoque algo que foi marcante para a vida do aniversariante, dos noivos ou até mesmo do público, conforme cada caso. O modelo acústico da música ao vivo permite uma adaptação de quase todas as músicas, até mesmo eruditas a uma versão mais leve e suave.
Algumas empresas que fornecem o serviço de música ao vivo vão até o local do evento com antecedência para dar dicas sobre a iluminação, tanto para a pista de dança quanto para o ambiente. Além disso, elas costumam dar sugestões sobre o palco que a banda, trio ou grupo fará a apresentação para o público. Tudo para garantir que o evento seja um sucesso.
Não esqueça que a banda, músico ou DJ deve ter equipamentos de som de qualidade e os melhores instrumentos para garantir um ótimo evento.
Lembre-se de contratar os melhores fornecedores do mercado para evitar que ocorra algum imprevisto. É muito importante garantir que o músico tenha experiência para garantir o divertimento e a interatividade com os convidados, pois não adianta contratar alguém que não consiga fazer com que o seu público fique à vontade.
Dica para quem organiza eventos profissionalmente com música ao vivo
Ou seja, com a música ao vivo, você consegue ter muito mais facilidade para dar destaque a seu evento e consegue atrair interesse do público. Após sua realização, não esqueça de pedir pelos testemunhos e depoimentos de convidados nas redes sociais. Assim, você conseguirá mostrar ao mundo como sua carreira na organização de eventos é promissora e como o público aprecia o seu trabalho.
Deseja contar sobre a sua experiência com profissionais de música ao vivo para o seu evento? Deixe seu comentário abaixo, compartilhe suas ideias conosco e garanta que o seu evento seja um sucesso!