Celebração de Matrimônio de Valter e Lidiane 13/10/2012
Em meus 25 anos de sacerdócio nunca presidi um cerimônia de matrimônio tão Cristã, tão alegre, mais que festiva!
Na noite do dia 13 de outubro de 2012, Valter e Lidiane, um jovem casal, trocou votos diante do Senhor, criador da vida e família.
Tenho um carinho muito grande por este casal, pois os conheci fazendo a obra do Senhor, e manifestando em suas ações o desejo que o Reino de Deus seja uma realidade nas vidas de adolescentes e de suas famílias.
Partilhamos para o Valter e Lidiane, seus parentes, amigos e convidados o seguinte tema: DEUS TRANSFORMA TALHAS DE PEDRAS EM CÁLICE DE VIDA e partilhamos as metáforas extraídas do primeiro milagre de Jesus de Nazaré, que está registrado no Evangelho de João capítulo 2 de 1 a 11.
I. A PRIMEIRA COISA É QUE OS NOSSOS RECURSOS HUMANOS SÃO TODOS FINITOS, SÃO TODOS ACABÁVEIS, SÃO TODOS EXAURÍVEIS.
Em qualquer dimensão da nossa vida, e não apenas relacionada ao casamento, mas em qualquer outra área da vida, o que o homem produz tem começo e tem fim.
II. A SEGUNDA COISA É QUE A MELHOR PREPARAÇÃO HUMANA NÃO É DE MODO ALGUM, GARANTIA DE QUE NÃO HAVERÁ UMA SURPRESA, UM SUSTO, UMA FRUSTRAÇÃO, UMA IMPOSSIBILIDADE DE DAR CONTINUIDADE POR CONTA PRÓPRIA AO QUE ESTAVA EM PROCESSO.
Também mostra-se a impotência humana quanto a carregar em si mesma todas as soluções para os sustos da vida.
A gente faz planos, a gente projeta, a gente estabelece, a gente vai fazendo o que pode, mas mesmo o mais preparado de nós não tem como prever seguramente o que pode acontecer; porque, às vezes, é o vinho que acaba; outras vezes, é o telhado que cai sobre o vinho que não ia acabar.
Mas aqui se estabelece o limite humano. A impotência humana, a incapacidade humana de fazer solução para sua própria situação quando ela se estabelece como surpresa total.
III. A TERCEIRA COISA QUE AQUI APARECE TEM A VER COM ESSA VONTADE DE DEUS DE QUE A CELEBRAÇÃO HUMANA NÃO TERMINE; E NÃO ACABE.
Em Jesus de Nazaré, a gente tem um Deus que gargalha, a gente tem um Deus que ri, a gente tem um Deus amigo de pecadores, a gente tem um Deus que come, a gente tem um Deus que bebe, a gente tem um Deus que aceita convites para festas, a gente tem um Deus que participa de banquetes, a gente tem um Deus que é a própria desconstrução do “deus” da Religião; ou de todos os outros deuses, que são completamente antagônicos a alegria humana.
Relembrei a Valter e Lidiane, o que falei para minha filha Polyana quando a levei para o altar em seu casamento:
1) Não esqueça dos erros e pecados de seus pais. (para não cometê-los)
2) Coloque sua confiança e segurança em Deus. (honre a Deus que ele vai honra você)
3) Viva tudo de forma mais intensa que você puder. (a vida passa muito rápida)
Então: DEUS TRANSFORMARÁ TALHAS DE PEDRAS EM CÁLICE DE VIDA
Nossos sinceros votos de que o lar de vocês seja “SACRAMENTUS” – Sinal visível da Graça invisível!
Celebrante,
Pr. Markos Leal.