Quando falamos de marketing, algumas estratégias se mostram eficazes para o alcance de visibilidade para sua marca ou negócio: marketing digital, marketing social, manter contato com sua clientela, entre outras.
Na esteira dessas estratégias de marketing, uma delas se refere ao patrocínio de eventos.
Um mito muito comum é o de que o trabalho com eventos patrocinados demanda custos elevados. Entretanto, a verdade é a seguinte: tal estratégia é, de fato, muito impactante para alcance e atração de novos potenciais consumidores.
Se você quer saber sobre as possibilidades de atuação entre sua empresa e eventos patrocinados e o porquê de essa parceria trazer diversas vantagens ao seu negócio, continue lendo nosso artigo.
Empresa e eventos patrocinados: por que patrocinar eventos?
No universo da produção e organização de eventos, a busca por patrocinadores é uma prática bastante comum. Embora muitos ainda pensem que essa busca por patrocinadores é restrita à arrecadação de recursos financeiros para a produção, trata-se de uma via de mão dupla, na qual ambas as partes buscam obter êxito e lucro.
Além disso, nos dias atuais, como consequência da pandemia do novo coronavírus, o que se observa é: o crescimento do segmento de eventos realizados on-line, com lives, reuniões, festivais, campeonatos, entre outros.
Trata-se, portanto, de uma opção válida para marcas que visem trabalhar se apoiando na conexão entre empresa e eventos patrocinados. E um plus: o custo de realização dos eventos virtuais, se comparados aos presenciais, é muito menor.
Ainda, o patrocínio de eventos on-line permite o alcance a uma audiência mais qualificada, cujas preferências vão de encontro ao seu produto.
Independente da modalidade de evento patrocinada por sua empresa, alguns cuidados são imprescindíveis para uma sábia tomada de decisão, como o tipo de participação de sua empresa e os primeiros passos.
Tipos de participação
Na parceria entre sua empresa e eventos patrocinados, existem três modos possíveis para que sua empresa participe. São elas:
- Participação Comercial ou Promocional: tem o intuito de expandir sua marca para alavancar o volume de vendas;
- Participação Institucional: ocorre vinculação entre marca e produto, causa, evento ou ideia. Nesses casos, o principal intuito é aumentar a visibilidade da marca. É uma ótima ideia quando se busca dar visibilidade aos princípios de uma marca sem necessariamente ter de se atentar aos detalhes de uma produção, como estruturas e equipamentos para eventos, equipamentos audiovisuais, espaço para eventos, entre outros; e
- Participação Mista (Promocional junto à Institucional ou Comercial): retorno financeiro e fortalecimento de marca.
Agora que você já sabe dessas três alternativas, confira algumas pistas de como garantir retorno e visibilidade a sua empresa e eventos patrocinados.
Sua empresa e eventos patrocinados: como decidir em quais eventos investir
1. Defina o objetivo de sua participação
Definir o objetivo de sua participação no patrocínio de um determinado evento é o primeiro passo a ser tomado. É necessário direcionar um objetivo: visibilidade para a sua marca, retorno financeiro, ou tão somente associar-se a um princípio, causa ou uma ideia?
A partir de então, não só será possível definir seu modo de participação (como apresentado), ao mesmo tempo em que também se tornará mais fácil escolher eventos interessantes para que sua marca invista e divulgue seu nome.
2. Delimite seu orçamento
Outra parte importante da associação de sua empresa e eventos patrocinados é a delimitação de um orçamento.
Para isso, leve em consideração os retornos esperados e avalie quais os possíveis ganhos de seu investimento (networking, geração de negócios, entre outros).
3. Conheça o setor de eventos no qual deseja ingressar
Após traçar orçamento e objetivos, é preciso escolher em qual tipo de eventos e em quais produções investir.
Para isso, é necessário elencar eventos que possuam alguma proximidade com seu negócio, produto ou serviço.
Nesse sentido, é importante que o público-alvo do evento selecionado vá de encontro ao perfil estabelecido que você deseja alcançar.
Realize pesquisas e planejamentos sobre o evento e sobre seu histórico de produções, como os resultados anteriores, impactos e opiniões de outros patrocinadores.
Avalie se os antigos patrocinadores prosseguem juntos ou se ocorreram desencontros de opiniões.
Solicite, junto aos organizadores, dados importantes sobre o perfil dos visitantes, informações demográficas, entre outros.
Identifique o porte do evento e da produção, bem como o número previsto de participantes. Vale lembrar aqui que não são somente as grandes produções, com milhares de participantes, que trarão resultados efetivos.
Hoje, e de acordo com os objetivos de sua empresa, vemos a existência de pequenos negócios com futuros bastante promissores, como é o caso de muitas startups.
Além disso, a ideia de patrocinar um evento novo, cheio de potencial, traz um impacto visionário ao seu negócio.
Sua empresa e eventos patrocinados: como saber se a parceria foi lucrativa?
Para concluir se a parceria entre sua empresa e eventos patrocinados foi bem-sucedida, estabeleça indicadores e instrumentos avaliativos.
Existem alguns mecanismos de gestão capazes de aferir os níveis de desempenho e de sucesso de um determinado processo.
No caso de organização e patrocínio de um evento, você terá diferentes modos de medição, de acordo com seu tipo de participação.
Por exemplo, no caso de evento on-line, determinadas ferramentas de métricas e análise incluem número de curtidas, crescimento de seguidores nas páginas de social media da empresa, entre outras.
Caso seu foco seja o aumento nas vendas, analise quantos contratos e novos convites foram fechados, quantas negociações estão acontecendo ou em vias de acontecer.
Conclusão sobre sua empresa e eventos patrocinados: confira as vantagens
Neste post, detalhamos vantagens e detalhes que devem ser considerados quando se pensa em estabelecer parcerias entre empresas que pretendem dar patrocínio de eventos.
Trata-se de uma estratégia de marketing bastante eficaz, tanto para quem deseja aumentar o volume de vendas como para quem deseja vincular-se a uma ideia, ou tão somente dar visibilidade a uma marca ou produto.
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Esperamos que tenham gostado e aprendido com nosso artigo. Caso tenha restado qualquer dúvida, não se esqueça de deixar seu comentário para nosso time de especialistas em eventos.