O mercado de eventos, como todos os segmentos econômicos, sofreu um impacto significativo com a chegada do coronavírus 2020.
A maioria das atividades no planeta foi interrompida para tentar combater a propagação dessa nova doença, e, com isso, retomar as atividades com o menor tempo possível.
Como as orientações das autoridades sanitárias defendem que o distanciamento social é a maneira mais segura – e até agora confirmada – de evitar um avanço de infecções que podem representar grandes desastres humanos e nas áreas de atendimento médico, ocorreu a necessidade de se interromperem quaisquer participações com aglomerações de pessoas.
Isso trouxe um impacto maior ao mercado de eventos, que possuía um padrão de participação presencial, seja para eventos corporativos, seminários, shows, comemorações familiares e quaisquer reuniões que envolvessem a presença de pessoas.
Vamos apresentar nesse artigo um panorama do mercado de eventos, sob a influência do coronavírus 2020.
As principais características de eventos
Embora o mercado de eventos possua uma variedade imensa de possibilidades, é um segmento que sempre priorizou a participação presencial de todos a quem a ocasião se destinava.
Porém, a chegada do coronavírus 2020 exigiu mudanças radicais na forma como os eventos deverão ser realizados daqui para a frente, até que se possa garantir a integridade e a saúde de todas as pessoas.
Um evento envolve uma preparação que envolve equipamentos apropriados, infraestrutura de apoio, espaços específicos, recursos de áudio e vídeo, segurança, artigos de diversão e até uma assessoria ou prestador de serviços especializado na realização de eventos.
Por aí temos uma noção de quantas áreas acabaram sendo impactadas com essas necessárias limitações que visam preservam a vida.
O mercado de eventos
O mercado de eventos é um segmento econômico que movimenta verdadeiras fábulas de dinheiro em todo o mundo.
Contribui ainda para uma participação significativa nos totais que giram nesse setor para elevar sua contribuição no fortalecimento de faturamento nas áreas de prestações de serviços e lazer ao longo dos anos.
Movimenta ainda uma cadeia produtiva imensa, gerando assim a oportunidade de ocupações de profissionais de diversas categorias e fornecedores dos mais variados segmentos.
Com a chegada do coronavírus 2020, houve uma interrupção brutal desse mercado que movimenta anualmente um total de aproximadamente R$ 67 bilhões, com eventos, festas e cerimônias, no Brasil, conforme dados da ABEOC – Associação Brasileira de Empresas e Eventos – e da ABRAFESTA – Associação Brasileira de Eventos Sociais.
Eventos com maior impacto
O mercado de eventos inclui grandes shows e festivais, segmento corporativo, industrial, educacional, treinamentos, lazer, cultural, comemorações, festas, congressos. Todos impactados pelo coronavírus 2020.
Existem alternativas para a realização de eventos que podem substituir a realização presencial por uma organização de transmissão pela internet, com adoção de formas e maneiras que possam ser idealizadas para não impactar na mensagem que se deseja passar com o evento a ser realizado.
Porém, alguns setores serão mais afetados, como é o caso de comemorações familiares, casamentos, festas de aniversários e confraternizações.
Casas de shows, bares, casas de festas, teatros e afins também sofrerão um impacto significativo em seus negócios, porém sempre há alternativas para minimizar esses danos, para uma parte da cadeia produtiva e preservação das empresas de organização de eventos, que veremos no próximo tópico.
Como agir nesse momento?
Necessário adaptar o planejamento empresarial ao novo mercado de eventos que se impôs com a chegada do coronavírus 2020.
Uma primeira atitude é se organizar e manter recursos para que seu negócio consiga sobreviver a essa primeira fase empresarial que está se verificando.
Conseguindo manter negociações de fornecedores e clientes é possível ter mais foco numa nova maneira de atuar no segmento e certamente soluções de atuação serão adotadas para vencer esse momento.
Uma mudança de forma de atuação exige disciplina e uma revisão geral de seu plano de negócios e ajustes de metas a ser atingidas em decorrência da chegada do coronavírus 2020.
Perceba que a exigência de um novo modelo surgiu – e não adianta parar e aguardar: todos os empreendedores de sucesso partiram de situações adversas e criaram soluções inovadoras, muitas vezes se baseando em atitudes de necessidades simples para vencerem.
As barreiras na vida, e em particular no mundo empresarial, servem como mola para impulsionar empreendedores capazes de elevar seus negócios a um novo patamar.
Investir em novas tecnologias
Uma das alternativas que se exige nesse atual momento é investir em tecnologias que possam manter as pessoas sempre interessadas em acompanhar seus eventos.
Um excelente exemplo é a realização de lives com os cantores de sucesso e personalidades no país.
Esse foi um acerto que veio com essa situação atual e que está tomando conta das audiências das redes sociais. Certamente, dentro em breve, a tecnologia criará meios de participação do público nesses shows, trazendo de volta toda a alegria e o calor encontrados em eventos presenciais para a tela dos dispositivos móveis.
A realização de eventos online como alternativa a quase todas as iniciativas de eventos podem ser perfeitamente adaptadas para atender às necessidades de realização de eventos e assim manter os contatos a longa distância que já se verifica em termos individuais, para uma reunião do maior número de pessoas, confraternizando da maneira que se é possível.
Um novo modelo mental de aceitação será adotado para a adaptação de pessoas e empresas a uma nova realidade de relações, que se impôs no planeta.
Conclusão sobre coronavírus 2020 e o mercado de eventos
O coronavírus 2020 está gerando acentuados impactos na economia, e no caso do mercado de eventos vem demonstrando uma ação muito séria em todas as atividades relacionadas a esse segmento.
Certamente as empresas terão de se adaptar a uma nova realidade, inclusive com demandas bem diferenciadas das pessoas em relação às suas necessidades de participação e na forma como os eventos daqui em diante serão promovidos.
Manter o foco no negócio e inovar na atuação de sua empresa é necessário num momento em que uma nova realidade se impõe à humanidade, exigindo a quebra de paradigmas para a sobrevivência de todos, empresas e pessoas.
Planejar e adaptar as atividades a esse novo conceito é uma maneira de superar esse momento que infelizmente não sabemos onde findará, mas será transposto com menor prejuízo se direcionarmos ações inovadoras e criativas a partir de agora. O modelo tradicional de organização de eventos terá de ser revisto imediatamente.
Então, gostou de nosso artigo com a relação entre mercado de eventos e coronavírus 2020? Deixe seu comentário sobre este artigo, pois assim estará nos auxiliando a sempre melhorar nosso conteúdo.