Infelizmente, mais uma vez as comemorações de grande porte pelo mundo tiveram de ser adiadas ou restritas devido à continuidade da pandemia de Covid-19.
Embora a atual variante Ômicron tenha sido contida no que se refere ao agravamento dos sintomas e às consequências da doença devido ao avanço da vacinação, sua transmissão tem causado preocupação pela rapidez e pelo consequente aumento de casos de internação e óbitos.
Esse fenômeno tem sido identificado, em sua maior quantidade, em pessoas não vacinadas ou que não cumpriram todo o ciclo de doses da vacina, além de ter afetado mais crianças e pessoas idosas ou aquelas com algum tipo de vulnerabilidade de saúde.
A preocupação, nesse caso, é com o colapso de atendimento de parte dos hospitais e com a possibilidade de agravamento dos casos de contágio. Entretanto, existem maneiras de realizar eventos de carnaval, considerando os cuidados e as restrições estabelecidas pelas autoridades de saúde no país.
A seguir, vamos apresentar oito dicas de como criar eventos de Carnaval 2022 na pandemia.
1. Possibilidade de realização de festas privadas
É possível criar eventos de Carnaval 2022 na pandemia, pois em vários locais as autoridades de saúde permitem eventos privados, com regras estabelecidas para sua realização de maneira segura.
O ideal é que essas festas priorizem locais espaçosos e com boa ventilação, como chácaras que acomodem os participantes de maneira mais segura, dando a eles diversão e conforto.
Esse tipo de opção permite que as pessoas se sintam mais motivadas a participarem pois os riscos serão menores.
2. Limitação de participantes
Para criar eventos de Carnaval 2022 na pandemia, é importante seguir as determinações das autoridades quanto à limitação de participantes nos eventos e quanto à manutenção do distanciamento entre as pessoas.
Esses são aspectos que dependem de uma grande organização e de uma vigilância sobre o ambiente.
Manter uma estrutura de mesas e cadeiras com o afastamento recomendado nos protocolos sanitários auxilia a reduzir os riscos e a permitir que as comemorações transcorram de forma mais segura.
3. Cumprir as exigências sanitárias
Ao criar eventos de Carnaval 2022 na pandemia, é importante que todas as exigências sanitárias sejam cumpridas, sendo o distanciamento entre os participantes uma dessas determinações.
Além disso, a solicitação de comprovantes de vacinação está se tornando comum em eventos privados, principalmente em espaços fechados. Outra exigência para tais ambientes é o uso de máscaras e, em muitos casos, a disponibilização de testes para Covid-19 ao ingressar no evento.
Há, ainda, o investimento em pias com água corrente e em álcool em gel no local, que também são exigidos. Conhecer e atender às condições de cada cidade é um fator fundamental para realizar um evento sem problemas.
4. Efetuar eventos por faixa etária
Uma boa estratégia para criar eventos de Carnaval 2022 na pandemia é definir eventos por faixa etária, evitando que pessoas passem a frequentar locais onde ofereçam riscos àquelas mais suscetíveis a adoecer.
Em bailes infantis, o ideal é que as crianças já estejam vacinadas e que seja limitado o número de responsáveis acompanhantes, que devem estar devidamente imunizados, também.
Bailes para a terceira idade e para cidadãos com necessidades especiais também podem ser criados, visando a evitar riscos maiores a esses públicos.
5. Investir em materiais descartáveis
Ao criar eventos de Carnaval 2022 na pandemia, é importante considerar que todos os itens que serão usados devem ser bem planejados para evitar que sejam fontes de contágios.
Embora a ciência tenha, na maioria dos estudos, comprovado que o contágio ocorre pelo ar, podem ocorrer casos de transmissões por meio de superfícies e materiais usados no evento.
Então, é importante adotar cuidados, inclusive para o pessoal responsável por higienizar tais itens. O ideal é usar materiais descartáveis, como pratos e talheres, e que possam ser descartados sem provocar danos ao ambiente.
6. Contratar equipes de apoio com treinamento adequado
Ao criar eventos de Carnaval 2022 na pandemia, é importante que as equipes de apoio, como pessoal da segurança, limpeza e garçons , sejam devidamente treinados e usem equipamentos de proteção, como máscaras. Preservar a saúde dessas equipes é fundamental para que o evento transcorra sem riscos.
Acompanhar e testar esses profissionais, bem como disponibilizar todos os recursos sanitários para as equipes, faz parte de um cuidado com o ambiente do evento.
7. Priorizar autoatendimento de bebidas e comidas
Avalie a possibilidade de oferecer um serviço de autoatendimento de bebidas e comidas aos participantes. Isso pode ser feito mantendo equipes de reposição dos itens, assim, o contato entre a equipe e os participantes será evitado, reduzindo a possibilidade de transmissão da doença.
8. Avaliar possibilidade de adiamento dos eventos
Algumas cidades no Brasil já cancelaram suas comemorações de carnaval, incluindo os desfiles de blocos e escolas de samba ou trios elétricos, como é o caso de Recife, Olinda e Salvador.
Outras cidades, como são Paulo e Rio de Janeiro, adiaram os festejos de Momo para o período mais próximo do segundo semestre do ano, contando com o aumento da vacinação e com a redução dos índices de transmissão da doença. Nessas cidades, inclusive, houve posicionamentos de organizadores de grandes blocos que disseram que os festejos de rua não vão ocorrer neste ano.
As decisões são diversas e dependem da avaliação dos comitês de saúde de cada local, porém, é provável que as comemorações de carnaval ocorram neste ano em épocas diferentes das datas tradicionais.
Importante que aconteça, também, uma avaliação do melhor período para a realização de eventos privados, tendo em vista que o carnaval é festejado com muita descontração e sem a preocupação normal em relação ao contágio por vírus.
O ideal é que nessa situação de pandemia, ainda bastante crítica, os organizadores de eventos adiem suas festas para evitar a criação de expectativa para as comemorações, até por falta de equipes de apoio, devido à possibilidade de estarem contaminadas e terem de se afastar, sendo um grande risco a ser considerado.
Considerações finais sobre como criar eventos de Carnaval 2022 na pandemia
Vimos que ainda é possível criar eventos de Carnaval 2022 na pandemia, porém, o ideal é que eles sejam postergados alguns meses, adiando, assim, o investimento em sua fantasia , a fim de que os eventos sejam realizados depois com mais segurança.
Considere essa opção, e boa sorte em sua festa.
Deixe um comentário sobre criar eventos de Carnaval 2022 na pandemia.