Na história da humanidade a música sempre fez parte dos principais acontecimentos, como as coroações na época da monarquia, os batizados, os casamentos, as alianças políticas. E estavam sempre presentes em todas as classes sociais de qualquer época.
Hoje em dia não seria diferente, pois o acesso a música esta facilitada através das mídias disponíveis como os mp3, a internet, televisão, e as rádios.
Mas nenhuma dessas tecnologias hoje substitui a música ao vivo, que por si só demonstra através da presença do músico uma vibração de sentimentos que encanta e emociona o publico.
A música na cerimônia de casamento se torna uma verdadeira trilha sonora, transformando toda a atmosfera do momento no mais precioso da vida de duas pessoas e emocionando todos os convidados.
Uma cerimônia sem música é simplesmente inimaginável.
A escolha do repertório a ser tocado é sem dúvida uma das tarefas mais importantes para os noivos. E nem sempre é fácil. Para facilitar estas escolhas, deve-se levar em conta fatores como:
- Repertório: tradicional, não-tradicional ou misto (algumas igrejas não permitem a execução de músicas populares, por exemplo)
- Personalidade e gosto do casal
- Tipo de execução das músicas (instrumental, instrumental e vocal, quantidade de integrantes)
- Músicas que tenham um significado especial para o casal (música do primeiro encontro, de filmes...)