Fotógrafos de eventos não devem temer a tantos flashs das câmeras digitais e nem das fotos registradas pelos celulares. Ainda há muito trabalho para os fotógrafos de hoje. Não deve haver insegurança no profissional, desde que manter-se atualizado não seja nenhum martírio para o artista.
A arte de fotografar soma-se a técnicas de jornalismo e uso de photoshop no conhecido e famoso foto-livro. Para quem admira o novo e tem prazer em criar, descobrir, e organizar, para quem produz suas fotos técnica e artisticamente, ser fotógrafo em 2010 é até mais prazeroso do que na época em que os flashes e câmera só pertenciam aos fotógrafos e outros pouquíssimos afortunados. Trabalha-se hoje em design gráfico na área de criação de layouts, com tratamento de imagens e fotografias, e não ha ninguém melhor que o próprio profissional para realizar o trabalho.
O campo de trabalho para o fotógrafos é até maior que no passado, basta ir além das fotos de eventos puras e simples. O álbum diagramado deve ser feito pelo fotógrafo ou ao menos com a co-participação de um fotógrafo. Há hoje programas que entregam o álbum praticamente pronto e diagramado, contudo, o resultado é mecânico, sem arte, sem expressão o olhar do fotógrafo torna cada momento inesquecível com arte e beleza.
O profissional da fotografia também pode produzir convites personalizados e originais em foto e em vídeo-DVD para casamentos, formaturas, festas de 15 anos, aniversários, bodas diversas e eventos especiais. Pode criar o filmes com suas fotos digitais com menu personalizado,músicas e capítulos a escolha do cliente ou slideshows animados. Além de foto-produtos, como canecas e almofadas personalizadas.
É só ampliar o campo de visão em fotográfico, técnico e jornalístico e o fotógrafo de eventos verá um mar de oportunidades.
Sheila Costa