Um dos momentos mais esperados pelos estudantes é a formatura, depois de terem ultrapassado os obstáculos e conseguirem por mérito próprio chegar à conclusão de um curso. No entanto, têm sido frequentes os casos de empresas especializadas nesses eventos que não cumprem com o combinado, tornando desagradável um momento tão especial para a vida dos formandos.
Foto: Free Digital Photos.
Para evitar esses possíveis incômodos, a turma precisa se organizar, começando pela comissão de formatura. Os alunos da equipe é que vão pesquisar orçamentos e verificar qual empresa oferece as melhores vantagens de acordo com as preferências da turma. Antes de fechar o contrato, o PROCON recomenda que a comissão faça uma checagem completa: visitas ao local da festa, provas de cardápio e ainda comparecer em algum evento organizado pela empresa.
Outra vistoria também deve ser feita em relação às condições financeiras da empresa. Nesse sentido, vale consultar o PROCON da cidade e conferir se não há processos ou reclamações e solicitar para a própria empresa documentos que comprovem a sua situação financeira, como garantia de que poderão arcar com os serviços oferecidos. É importante também entrar em contato com outras pessoas que já tiveram os serviços prestados por essa empresa para saber se há reclamações.
Todas as informações sobre a colação e a festa como: decoração, datas, horários, locais, becas, número de mesas e convites por formando devem estar especificadas no contrato com as suas respectivas formas de pagamento, número de parcelas, juros e taxas para os casos de atraso. Fora isso, também é bom constar no contrato detalhes sobre qual banda ou DJ irá fazer a animação da festa. Pois, do contrário, a empresa pode acabar fazendo uma escolha aleatória que não agrade muito, nem a turma nem os convidados.
Normalmente, é na hora de delimitar a quantidade de fotos e o DVD da filmagem que as empresas pretendem sair no lucro. Algumas empresas querem impor em contrato que os formandos adquiram o álbum completo, um número mínimo de fotos ou mesmo o DVD da festa. Nesse sentido, vale redobrar a atenção, já que o PROCON condena tais imposições como abusivas.
A comissão de formatura deve solicitar ainda antes de fechar o contrato que a empresa fixe o preço do álbum, das fotos individuais, do DVD e ainda que estabeleçam uma data para entrega.
O cancelamento do contrato individual ou da turma e a porcentagem do valor pago que a empresa restituirá ao formando, devem estar bem claros nas cláusulas do documento.
Por fim, todos os alunos tanto da comissão quanto da turma devem ler todo o contrato com atenção analisando todas as condições estabelecidas pela empresa, antes de assinar esse compromisso.