A pandemia de COVID-19 causou impactos significativos na economia global, e o segmento de eventos mundiais talvez tenha sofrido com maior rigor as determinações sanitárias e os cuidados em conter a propagação da doença.
Nesse aspecto, medidas como a necessidade de manter distanciamento entre as pessoas e a necessidade do uso de máscaras em qualquer local, além da impossibilidade de realizar eventos presenciais, foram definitivas para afetar diretamente o mercado desse tipo de atividade.
Porém, agora o cenário vislumbra uma melhora significativa, em decorrência da flexibilização e da permissão de liberar a exigência de máscaras em locais variados.
Vamos ver a seguir como os eventos devem crescer com flexibilização de uso de máscaras.
Visão atual da retomada de eventos
Para se ter uma ideia de como os eventos devem crescer com flexibilização de uso de máscaras, a presença de pessoas em áreas aberta das cidades aumentou de forma bastante intensa.
Várias festividades particulares realizadas como processos de testes demonstraram tais crescimentos, que puderam ser identificados durante as festividades mantidas nas datas originais de Carnaval.
Em muitas cidades, os festejos ocorreram com desfiles de blocos, mesmo com a proibição das autoridades, e não foram identificados aumento de casos da doença.
Isso está relacionado ao aumento da vacinação pelas pessoas, que, em grande parte, já se preveniram com a segunda dose e muitas até com a dose de reforço, contribuindo para a redução de casos graves da doença.
Com o avanço ainda maior da vacinação, esse quadro ficará ainda mais seguro, provocando maior confiança nos participantes de eventos, que poderão se divertir com menos preocupações.
Um panorama das cidades
A relação de que os eventos devem crescer com flexibilização de uso de máscaras está diretamente relacionada às decisões tomadas no país e no planeta.
Pelo menos 20 países e diversas capitais no Brasil seguem essa tendência, inicialmente com a adoção de liberar o item em locais abertos e, agora, ampliando para espaços fechados.
As autoridades irão monitorar o comportamento das curvas de contágio e irão avaliar a gravidade da doença, para atestarem que as medidas estão totalmente seguras, dentro das expectativas.
Quais as expectativas?
A ideia é que esse processo continue avançando, contribuindo para que os eventos devem crescer com flexibilização de uso de máscaras.
A tendência é que se alcance um avanço maior ainda da imunização e assim as ações preventivas possam ser dispensadas.
E as autoridades permanecem atentas à quantidade de casos, para eventualmente traçarem estratégias adequadas a situações não previstas.
A melhoria no ambiente de negócios para atividades de apoio
Com uma demanda reprimida, os eventos devem crescer com flexibilização de uso de máscaras, e isso causa um efeito cascata de impulsionar diversas outras atividades econômicas.
Aluguéis de espaços, estruturas, contratação de equipes de filmagens, equipamentos para a realização de eventos e de estruturação de som e iluminação, além da contratação de artistas e bandas, são fundamentais para fazer a economia se movimentar e gerar muitos empregos.
Tais atividades são bastante significativas para garantir o sucesso dos eventos e trazer melhores resultados para todos.
Retomada de grandes eventos
A retomada de grandes eventos deve crescer com flexibilização de uso de máscaras, com destaque para o Lollapalooza e o Rock in Rio.
O primeiro aconteceu no período de 25 a 27 de março de 2022, com público de mais de 246 mil participantes, superando a participação da última edição, realizada em 2019.
Foram adotadas medidas de higienização pessoal, disponibilizadas aos participantes, como álcool em gel, assim como a apresentação do comprovante vacinal, porém sem exigência de uso de máscaras no local.
Esse passou a ser o evento de grandes proporções que abriu a temporada, e assim considerado um grande laboratório de acompanhamento do desenrolar do comportamento de avaliação da doença.
Já o Rock in Rio será realizado no segundo semestre e terá a vantagem de trabalhar com cenários identificados em outros grandes shows no país.
Mas todos com uma importância fundamental na consolidação, assim como na retomada econômica desse importante segmento para as cidades.
Impacto nas festividades carnavalescas
Uma das maiores apostas que ajudam a entender como eventos devem crescer com flexibilização de uso de máscaras está relacionada de forma mais recente com a possibilidade de realização de comemorações de Carnaval adiadas para o mês de abril de 2022.
Essa resolução teve como objetivo a possibilidade de manter os desfiles de escolas de samba, porém ainda impossíveis de serem realizados nas datas tradicionais de comemorações carnavalescas.
Assim, as administrações das cidades como São Paulo e Rio de Janeiro decidiram pelo adiamento dos desfiles e cancelamento dos blocos de Carnaval com grandes concentrações de pessoas, realocando as datas para o mês de abril.
Com a possibilidade de liberar a obrigatoriedade de uso de máscaras em ambientes fechados e abertos, há grande expectativa de que a organização de festas privadas e mesmo a participação maior de público nos desfiles e acompanhamento de blocos de rua seja bastante significativa e que traga resultados a todos os envolvidos nesse segmento econômico.
Espaços que se encontravam sem ocupação para festas serão retomados e assim o crescimento das atividades se dará com maior confiança e retornos econômicos.
Já existem levantamentos apontando que o valor médio dos ingressos vendidos para essas comemorações apresenta crescimento de 10% quando comparados às vendas realizadas em 2019.
Há previsão aproximada de quase 100 eventos de Carnaval a ser realizados nos estados de São Paulo e do Rio de Janeiro para o mês de abril de 2022.
Considerações finais sobre eventos devem crescer com flexibilização de uso de máscaras
Embora ainda existam muitas pessoas que mantêm o uso de máscaras em qualquer local, certamente a expectativa é que isso não vai impedir de participações em eventos presenciais.
Além disso, os eventos devem crescer com flexibilização de uso de máscaras, pois darão maior liberdade para a participação de todos e liberará as empresas de atuarem na cobrança de uso desse tipo de equipamento de proteção individual, direcionando suas estratégias de segurança para outras necessidades.
Deixe um comentário com sua opinião sobre eventos devem crescer com flexibilização de uso de máscaras.