O doce macarons tem mais de 500 anos, e como todo doce tradiconal é dificil precisar sua origem.
O nome macaron deriva do italiano maccherone (massa). Existem dua versões para sua origem, os macarons eram feitos em monastérios italianos, eram apenas biscoitos feito de amendoas e se tornou um dos preferidos da rainha Catarina de Medici que por ocasião de seu casamento mudou se para a França e voram levados pela corte e servidos na cerimonia. A receita permaneceu secreta por muitos anos até que as freiras carmelitas de Nancy a descobriram e passaram a reproduzi-la e ficaram conhecidas como "Irmãs Macarons". Até hoje, na cidade de Nancy existem os macarons como eram produzidos naquela época.
Foi somente no século XX que o fundador da Pâtisserie Ladurée, Pierre Desfontaines, introduziu o recheio cremoso nos macarons, utilizando-os em pares, como conhecemos hoje em dia. Este delicioso e elegante doce ganha cada vez mais destaque em confeitarias de todo o mundo.
O Doce é glamuroso, feito a base de farinha de amendoas, mas não é fácil encontrar uma patisserie que oferece os sofisticados doces francês macarons. A receita é simples, mas muito temperamental, muitas vezes pode se fazer a receita perfeita, aquela receita de macarons que realmente funciona dá certo, mas sem mais nem menos algum detalhe "ritualistico" não foi feito de acordo e então adeus a perfeição dos macarons vira um simples suspiro ou as vezes nem isto.