Enfim, é tempo de festa e o clima de Natal já está presente em toda parte. Em nossas casas, no ambiente de trabalho, nas lojas e no comércio em geral. E com a chegada desta data tão emotiva, a procura pelos produtos de decoração natalina se multiplica e a correria nas lojas especializadas já começou! Em dezembro as residências, apartamentos e centros comerciais não se acanham em exibir suas decorações como presépios, guirlandas, árvores de Natal, bonecos, anjos e muito mais.
Para deixar o ambiente com uma decoração personalizada, podemos nos guiar pelas tendências do momento que podem ajudar quem ainda está em dúvida quanto ao que comprar e em como dispor os objetos.
Esta é a época em que tudo está mais iluminado e reluzente. Seja em casas, nos jardins, quintais, ou mesmo em espaços mais reduzidos, devemos usar e abusar da criatividade, e isso não quer dizer gastar muito necessariamente.
Para que consigamos decorar um ambiente do jeitinho que estamos planejando, temos, primeiramente, que definir o estilo que se deseja bem como fazer um levantamento dos materiais que precisaremos para dar vida ao local.
Prestar atenção às dimensões do espaço que vamos decorar é importante, assim não corremos o risco de comprar objetos que podem não caber no espaço ou então que vão sumir dentro do ambiente.
Aqueles que não abrem mão do tradicionalismo, o vermelho e o verde podem ser usados sem restrição. Mas é possível, para quem quer um toque mais moderno, utilizar cores que são tendências para este Natal. Dourado, amarelo, prateado, tons de azuis, os translúcidos e cítricos podem vir a serem destaque e causar um efeito muito interessante se utilizados, por exemplo, em tecidos, fitas, porcelanas, bolas transparentes, anjos ou luminárias.
Claro, toalhas de mesa e acessórios de cozinha, como cestas ou aparelhos de jantar natalinos também devem compor o visual festivo da ceia. Aí as cores fortes como o tradicional vermelho, caem muito bem.
Na verdade esses objetos de decoração têm preços bem acessíveis e se apresentam com muita variedade. Bolinhas coloridas de Natal, guirlandas e os mais variados enfeites estão disponíveis a preços bem razoáveis em lojas especializadas.
Árvores de Natal tradicionais verdes ou mesmo coloridas também podem ser encontradas.
Sofisticação
Mas para quem pode ou quer abusar um pouco mais das decorações natalinas e exige uma maior sofisticação, não há limites.
Os condomínios, por exemplo, das grandes capitais, investem pesado na decoração de Natal. Em alguns deles, o desafio é decorar sem ultrapassar o orçamento, mas é possível.
Muitos estão gastando em média cerca de R$ 15 mil. O custo é diluído claro, e cada morador acaba pagando parcelas pequenas. Muitos fazem desta uma saudável competição! Casas, condomínios e o comércio se inscrevem em concursos e quem acaba ganhando com isso é a cidade e a população que, ao passear pelas ruas durante uma caminhada à noite pode aproveitar as luzes e o clima inebriante que esta época do ano propicia. E quem está receptivo a ela se encanta com este universo lúdico e contagiante!
Um outro exemplo vem de São Bernardo (SP), os moradores de um condomínio novo queriam uma bela decoração para seu primeiro Natal, mas não queriam gastar muito. Então investiram na iluminação e bonitas guirlandas. Os gastos ficaram em R$ 900. O síndico do condomínio, Nicolas Sartori disse que os enfeites colocados no prédio chegam a aproximar os vizinhos nesta época do ano. “Com os enfeites, com a data, eles se tornam mais amigos. Por isso é interessante ter os enfeites no prédio”, explica Sartori.
A decoração das áreas comuns em prédios, por exemplo, costuma ser tratada, como um assunto menor, quase sem importância. Mas é um erro, já que um hall de entrada bonito e um salão de festas bem mobiliado valorizam o imóvel. Portanto, investir numa planejada decoração natalina, além de atrair os olhares, vai valorizar o hall, ou a fachada de seu condomínio.