Escolher os arranjos de mesa para a decoração da festa de casamento pode ser uma tarefa divertida e interessante. A combinação harmoniosa entre vasos, flores, folhagens é o que vale para que tudo fique adequado e à seu gosto.
Arranjos de rosas, tulipas e gérberas são os mais procurados e uma dica para facilitar a escolha da decoração de casamento é definir em primeiro lugar as cores que você deseja para o ambiente.
Depois de decidir estas cores e se atendo a época do seu casamento você vai achar mais fácil definir qual tipo de flor vai estar disponível, o que já reduz bastante as variações, ajudando você a escolher melhor os arranjos.
A decoração numa cerimônia tão importante é uma particularidade indispensável neste dia esperado. As flores vão transmitir a essência da festa.
Os locais onde elas podem estar são a casa da noiva, a casa do noivo, o local onde se vai realizar o casamento e, claro, o local escolhido para a recepção.
Nas casas dos noivos toda a decoração fica por conta deles próprios. Não sendo necessário seguir regras, cada arranjo deve casar com o gosto pessoal de cada um. Já no local onde a cerimônia se vai realizar tudo depende do espaço em si, que pode ser numa igreja, cartório, um salão, buffet, ou ao ar livre.
Faça sua escolha
Para os que quiserem demonstrar sobriedade, é sugerido a utilização de flores com tons discretos, mas luminosos, já para uma imagem juvenil, os vários tons das flores silvestres são indicados. Para uma imagem apaixonante, claro, os tons vermelhos e alaranjados. Mas não esqueça que as flores devem sempre ir de encontro ao gosto pessoal dos noivos!
Os centros de mesa também devem ter um toque pessoal dos noivos, apenas tomando o cuidado quanto à sua forma.
Não ultrapasse o orçamento!
Num casamento as flores são quase que indispensáveis e devemos considerar esse gasto no orçamento. Para conseguir o efeito desejado, não é necessário gastar uma pequena fortuna. Elegância e bom gosto, não querem dizer gastos com toneladas de flores caríssimas, às vezes a simplicidade dá esse ar tão apreciado. Podemos, por exemplo, optar por mais recipientes com um único tipo de flor em cada um, enche mais e dá um ar mais moderno. Pode-se usar também plantas ou flores envasadas em grandes quantidades. Vários vasos de amores-perfeitos ou cestos de violetas, darão um ar romântico.
Optar por não usar tantas flores na cerimônia pode reduzir bastante o orçamento, afinal a cerimónia do casamento só dura cerca de uma hora, enquanto a recepção dura bem mais. Centros de mesas minimalistas reduzem as quantidades enormes de flores e fica bem charmoso. Existem locais onde os convidados não vão observar muito a decoração, como corredores, por exemplo, então, não necessitam ser tão decorados como os pontos centrais do local da recepção.
Os aromas agradáveis também são uma excelente dica. Grandes vasos de ervas aromáticas à entrada dos locais pode ser um bom estímulo aos sentidos.
Outra ideia é o uso de velas que juntamente com frutas e flores criam um efeito fantástico, e assim não explodimos o orçamento. Podemos enfeitar o local com grupos de velas de variados tamanhos, larguras e cores. É importante, entretanto, ponderar ao escolher os aromas das velas e das flores, pois, aromas muito intensos estragam o paladar e o aroma da comida.
Bouquet
Cada noiva tem seu próprio estilo e gosto, portanto, deve usá-los também nesta ocasião tão mágica e cheia de significados. Mas alguns cuidados ou truques podem ser bem-vindos. Por exemplo, saiba avaliar o tamanho do seu corpo e sua estatura, pois, se você é do tipo mignon, não seria bom que seu bouquet fosse grande a ponto de escondê-la atrás dele.
É bom que se escolha algo que a mantenha elegante, delicada e confiante, aparentando um equilíbrio entre o tamanho das flores e o seu tamanho, para que não fique desconfortável carregar o seu bouquet de noiva, ou que esteticamente o conjunto não fique bem desenhado ou alinhado. Proporção é a palavra-chave. Lembre-se de que o bouquet também revelará um pouco da sua personalidade e de como você vê a vida. Mas, no fim das contas, a escolha é sempre sua!