Curiosidades
Casamento: A cerimônia de Casamento surgiu na Roma antiga. Todo esse ritual da noiva se vestir especialmente para a cerimônia, veio de lá e virou uma tradição. Foi em roma ainda que aconteceram as primeiras uniões de direito e a liberdade de mulher casar por sua livre vontade. No antigo sistema patriarcal "os pais casavam os filhos", uma vez que os pais tinham que ceder uma parte do seu patrimônio (casa e terras) para o sustento e moradia da nova família.
Buquês: Um dos acessórios indispensáveis de qualquer Noiva surgiu na na Grécia como um amuleto contra o mau-olhado. Os gregos acreditavam que as ervas traziam prosperidade ao casamento e o alho afastava influências negativas na vida conjugal. Os primeiro buquês de noivas incluiam, flores ervas e temperos. Os mais populares, geralmente com cheiro mais forte, como os de alhos, eram usados para espantar os maus espiritos. Eram confeccionados dois buquês o primeiro abençoado pelo sacerdote e deveria ser guardado. O segundo, seria lançado em direção ás mulheres solteiras, aquela que conseguir pegá-lo, terá a sorte de ser a próxima a se casar.
Véu: O uso do véu da noiva era um costume da antiga Grécia. Os gregos acreditavam que a noiva, ao cobrir o rosto, ficava protegida do mau-olhado das mulheres e da cobiça dos homens. Tinha ainda um signficado especial para a mulher: separava a vida de solteira da casada e futura mãe. Hijab Hijab (véu), quer dizer, em árabe, "o que separa duas coisas".
Vestido de Noiva: A cor branca do vestido de noiva só foi popularizado no século XVII, no casamento da rainha Vitória. ela lançou a moda que permanece até os dias atuais. Antes disso, especialmente na Idade Média, não havia cor específica para a cerimônia; a cor mais usada era o vermelho. O branco acabou sendo o preferido, por simbolizar a castidade e a pureza.
Grinalda: Distingue a Noiva do resto dos convidados. É ainda símbolo de status e riqueza. Quanto mais luxuosa, mais poderosa é sua dona.
Aliança: O termo aliança, bérith em hebraico, possui o sentido de compromisso, seu formato em círculo, segundo os egípcios era para definir uma amor infinito, sem fim, e é colocado no dedo anular da mão esquerda porque acreditava-se que ali havia uma veia direta do coração. O anel usado pelos casados tem a função da ambivalência de unir e, ao mesmo tempo, isolar.
Pétalas de flores no caminho: Os antigos romanos acreditavam que as flores traziam sorte á vida do casal. Assim devem jogar pétalas no caminho que leva a noiva ao futuro marido. Isso faz com que a boa sorte e carinho não faltem ao casal.
Flor de Lapela: A flor de lapela do noivo, do pai e dos padrinhos, geralmente é um cravo. Ela simboliza a afeição e carinho da noiva pelos parentes e amigos mais próximos.
Padrinhos: Antigamente, se escolhia como padrinho um bom amigo (na maoiria das vezes por um guerreiro tribal) para ajudar a proteger a noiva de possíveis raptores, conhecidos por rondarem o local da cerimônia. A tradição da escolha de um padrinho é na realidade, um costume que remonta á antiguidade.
Bem casado: O bem casado representa duas partes que se unem e são seladas pela cumplicidade e respeito mútuo. Para se ter muita sorte nesta união, deverá ser distribuído um bem casado a cada convidado. Diz a lenda, que todo aquele que saborear um bem casado, estará sendo abençoado com a mesma sorte e felicidade. Basta fazer um pedido antes de dar a primeira mordida.
Chuva de arroz: Há mais de 2000 anos antes de Cristo, na China Antiga, o arroz era tido como símbolo de fartura. O hábito de atirar alguns grãos de arroz sobre os noivos, após a cerimônia nupcial, data da Antigüidade. A tradição teve origem na China, onde um Mandarim poderoso quis dar prova de vida farta, e fez com que o casamento de sua filha se realizasse sob uma "chuva" de arroz.
Lua-de-mel: A Lua-de-mel tem origem no povo germânico, pois era costume se casar na Lua Nova. Na cerimônia, os noivos bebiam uma mistura de água com mel para proporcionar boa sorte. O costume também poderia ter nascido em Roma: os convidados pingavam gotas de mel na porta de entrada da casa dos noivos para que estes tivesse uma "vida doce". Os judeus acreditam que casar na Lua Crescente é prenúncio de felicidade.
Formatura
A utilização da beca na colação de grau: A colação de grau é um momento de magnitude da Instituição de Ensino. Nesse acontecimento estão presentes reitores, professores, funcionários, pais e os formandos, todos compactuando de um sentimento de missão cumprida. Esse momento é sem dúvida um dos mais belos, pois se compartilha a alegria com os entes queridos, assim como, expressa o reconhecimento para aqueles que, de alguma forma, contribuíram para a vitória.
Devido a se tratar de um acontecimento solene, é obrigatória a utilização de vestimenta apropriada, devendo essa, ser a Beca, que quando completa é composta por capelo (chapéu) acompanhado de pingente que deve ser posicionado do lado esquerdo; o símbolo do curso ou da instituição; capa, vestida sobre a beca; faixa, também sobre a beca, na altura da cintura. As cores das faixas são diferentes e dependem do tipo de curso em que se está graduando. São mais comuns, para os concludentes do Ensino Superior, as variantes de marinho, azul Royal e celeste. No Ensino Médio usa-se, geralmente, faixa cor lilás.
As cores da faixa utilizadas sob a beca são determinadas pelo curso.
Curso Faixa
-
Administração ---------------- Vermelha
-
Agronomia ------------------- Azul
-
Ciências Biológicas ---------- Azul
-
Ciências Contábeis ---------- Vermelha
-
Ciências Econômicas -------- Vermelha
-
Ciências da Computação ---- Azul
-
Comunicação ---------------- Vermelha
-
Direito ----------------------- Vermelha
-
Economia--------------------- Vermelha
-
Educação Física ------------- Verde
-
Enfermagem ---------------- Verde
-
Eng. Alimentos ------------- Azul
-
Eng. Ambiental ------------- Azul
-
Eng. Florestal -------------- Azul
-
Física ----------------------- Azul
-
Fisioterapia ---------------- Verde
-
Geografia ------------------ Vermelha
-
História -------------------- Vermelha
-
Letras ---------------------- Vermelha
-
Matemática ---------------- Azul
-
Medicina ------------------- Verde
-
Odontologia --------------- Verde
-
Pedagogia ----------------- Vermelha
-
Química ------------------- Azul
-
Zootecnia ----------------- Verde
O que usar por baixo da beca?
Sugere-se que o formando utilize por baixo da beca roupas leves e confortáveis em tons escuros. Os sapatos também devem ser leves, confortáveis e em tom escuro.
A vestimenta dos professores é composta de uma beca longa na cor preta, o bacalau e a faixa na cor da área do conhecimento.
A vestimenta dos reitores é composta de beca preta, pelerine e a faixa branca (que representa todas as áreas do conhecimento).
Políticos, empresários e demais pessoas participantes da mesa, que não sejam membros acadêmicos da universidade, é recomendada a utilização de terno em cor escura; mulheres podem usar traje social, em tons discretos e suaves.
CURIOSIDADE:Diferença entre Beca e Toga
Muitas pessoas e formandos pensam que Toga e Beca são sinônimas, entretanto, a "TOGA" passou a designar (preferencialmente) as vestes dos juízes no exercício de suas funções litúrgicas; a palavra "BECA" a substituiu para indicar as vestes de advogados, defensores públicos, promotores etc., estendendo-se também, não mais aos formandos de Direito apenas, mas aos formandos de qualquer curso.
Entenda os procedimentos da colação de grau!
Etapas:
1. Composição da Mesa de Honra
2. Entrada dos formandos com o Paraninfo
3. Hino Nacional
4. Hino do Instituto (se houver)
5. Juramento
6. Entrega dos diplomas
7. Discurso do Orador
8. Entrega das placas aos homenageados
9. Discurso do Paraninfo (apenas um)
10. Encerramento pelo Reitor
Requisitos para Colação de Grau Faz jus ao recebimento de grau acadêmico e ao correspondente Diploma o aluno regular que concluir curso de graduação com observância das normas legais pertinentes.
A Colação de Grau dar-se-á, necessariamente, mediante solicitação formal do aluno concluinte. O pedido da colação de grau deverá ser protocolado pelo interessado, no mínimo 6 (seis) meses antes da conclusão do curso, na época prevista em Calendário Acadêmico.
Competência:A Outorga de Grau compete ao Reitor, sendo que, em seus impedimentos, deverá ser obedecida a seguinte hierarquia, por delegação de competência:
- Ao Vice-Reitor;
- Aos Decanos;
- Aos Diretores de Núcleos, Campi e Centros Acadêmicos.
Dispensa:Não haverá dispensa de colação de grau, uma vez que a realização desta é condição imprescindível para a emissão do correspondente diploma.
Tipos de Outorga de Grau
Solene: é realizada com veste talar (toga) e com a presença de um paraninfo, homenageados e orador, em local escolhido pelos formandos e em data e horário a serem definidos entre o Cerimonial da UCS com as comissões de formatura. As datas e os horários serão estabelecidos através de sorteio.
Não-Solene: é realizada em local designado pela Instituição, em dias úteis, congregando alunos de vários cursos ou com todos os alunos de um mesmo curso. Não é utilizada veste talar e não são indicados paraninfos, homenageados e oradores.
Gabinete: é realizada no Gabinete do Reitor, nos casos em que o formando não pôde comparecer, por motivo imperioso, à formatura solene ou não-solene.
Colação de Grau Solene
Nome da Turma (opcional): o nome de turma, em geral, é um professor ou profissional da área, que, através de seu exemplo ou prática docente, inspirou os formandos e agora é homenageado emprestando seu nome. A pessoa escolhida não terá tempo disponível para realizar discurso durante a colação de grau.
Paraninfo: é o padrinho da turma e quem, formalmente, recomendará o bom desempenho dos formandos perante a sociedade, nas funções que porventura vierem a exercer. O paraninfo é a pessoa que conduz os formandos na entrada do salão, e entrega os certificados aos seus afilhados. Este também deverá proferir mensagem formal na solenidade de Colação de Grau, não podendo, sob qualquer hipótese, ultrapassar o tempo limite de dez minutos.
Patrono: é um professor que se destaca do corpo científico da área do Curso, de reconhecida competência e padrão de referência na área específica de conhecimento. O patrono significa o cargo máximo na hierarquia das homenagens; porém, a figura do mesmo não é obrigatória. O patrono não discursa na cerimônia de colação de grau.
Professor e Funcionário Homenageados (opcional): os homenageados são pessoas que no cotidiano das relações acadêmicas e administrativas, tiveram mais proximidade e afinidade com a turma de formandos, e por isso mereceram o reconhecimento e gratidão da mesma. Cada turma poderá homenagear um professor e um funcionário. Estes, não realizam discurso durante a cerimônia de colação de grau.
Orador da Turma: os formandos escolherão, dentre eles, o seu orador. A responsabilidade do orador é elaborar um discurso à altura da importância da solenidade. É aconselhável que o orador apresente antecipadamente o discurso à turma para aprovação, uma vez que estará falando em nome de todos. O discurso não poderá ultrapassar, sob qualquer hipótese, o tempo limite de dez minutos; sendo que no final do mesmo, o orador fará o requerimento de colação de grau.
Juramentista: os formandos escolherão, dentre eles, um aluno que pronunciará o juramento durante a solenidade de Colação de Grau.
Quem faz uso da palavra? Algumas personalidades têm voz obrigatória; o presidente da mesa, o paraninfo, o orador da turma, o juramentista, o orador da homenagem aos pais e outras personalidades enumeradas pelo protocolo, farão uso da palavra durante a cerimônia de colação de grau.
Conheça o juramento dos principais cursos:
Ciência da Computação: “Juro exercer minha profissão de Bacharel em Ciência da Computação, seguindo fielmente os caminhos da honestidade, da honra, da humildade e da justiça. Ser o disseminador do conhecimento e da informação. No cumprimento de minha missão, ser imparcial no desenvolvimento das grandes e pequenas obras. Comprometo-me buscar por mudanças, empregando novas tecnologias sempre em benefício da humanidade.”
Ciências Biológicas: “Juro, pela minha fé e pela minha honra e de acordo com os princípios éticos do Biólogo, exercer minhas atividades profissionais com honestidade, em defesa da vida, estimulando o desenvolvimento científico, tecnológico e humanístico com justiça e paz.”
Tecnologia em Informática: “Juro que no cumprimento do meu dever de Tecnólogo em Informática empregarei a ciência com dignidade, dinamismo e respeito. Prometo não me deixar cegar pelo brilho excessivo da tecnologia, nem me esquecer de que trabalho para o bem do homem e não da máquina. Comprometo-me perante a comunidade a aceitar desafios lançados pela carreira que hoje abraço, fazendo deles os degraus para meu crescimento profissional e humano. Estaremos assim, buscando a sabedoria suprema e a notável virtude de almejar sempre por mudanças.”
Tecnólogo em Hotelaria: “Prometo exercer a profissão de Tecnólogo em Hotelaria com dignidade e competência, valendo-me da ciência hoteleira em benefício do bem estar do homem, sem discriminação de qualquer natureza. Prometo, ainda, empenhar-me pelo engrandecimento do fenômeno hoteleiro, no Brasil e no mundo; zelar pelos valores éticos da profissão; sendo fiel às leis do país, preservando e divulgando o patrimônio natural, promovendo o relacionamento entre os povos e proporcionando o desenvolvimento do meu país.”
Matemática: “Prometo dignificar minha profissão, consciente de minhas responsabilidades legais, observarem o código de ética, objetivando o aperfeiçoamento da ciência Matemática, promovendo a “disseminação da ciência, o desenvolvimento das instituições e a grandeza do homem e da pátria”.
Medicina: “Eu, solenemente, juro consagrar minha vida a serviço da Humanidade. Darei como reconhecimento a meus mestres, meu respeito e minha gratidão. Praticarei a minha profissão com consciência e dignidade. A saúde dos meus pacientes será a minha primeira preocupação. Respeitarei os segredos a mim confiados. Manterei, a todo custo, no máximo possível, a honra e a tradição da profissão médica. Meus colegas serão meus irmãos. Não permitirei que concepções religiosas, nacionais, raciais, partidárias ou sociais intervenham entre meu dever e meus pacientes. Manterei o mais alto respeito pela vida humana, desde sua concepção. Mesmo sob ameaça, não usarei meu conhecimento médico em princípios contrários às leis da natureza. Faço estas promessas, solene e livremente, pela minha própria honra.”
Medicina Veterinária: “Sob a proteção de Deus PROMETO que, no exercício da Medicina Veterinária, cumprirei os dispositivos legais e normativos, com especial atenção ao código de ética, sempre buscando uma harmonização perfeita entre ciência e arte, para tanto aplicando os conhecimentos científicos e técnicos em benefício da preservação e cura de doenças animais, tendo como objetivo o homem. E prometo tudo isso fazer, com o máximo respeito à ordem pública e aos bons costumes, mantendo o mais estreito segredo profissional das informações de qualquer ordem, que, como profissional me tenha visto, ouvido ou lido, em qualquer circunstância em que esteja exercendo a profissão. Assim o prometo. "
Publicidade e Propaganda:"Como comunicólogo prometo buscar meus ideais, seguindo a meta de trabalho livremente escolhido por mim. E da mesma maneira, comunicar com ética, honestidade e responsabilidade aquilo que me foi transmitido. Prometo remover todos os obstáculos que impeçam a aproximação cada vez maior entre os seres, e fazer com que possam compreender a transcendência da comunicação e sua função na sociedade e na humanidade. "
Economia:1) Juro que na minha profissão de Economista seguirei os caminhos da honestidade, do bom senso, do conhecimento e da justiça, colocando-me como um auxiliar do processo de integração social e do desenvolvimento das empresas nas quais atuarei. Comprometo-me perante a comunidade, a aceitar os desafios lançados pela carreira que hoje abraço, fazendo deles os degraus para o meu crescimento profissional e humano.
2) Perante Deus eu juro fazer de minha profissão de Economista um instrumento não de valorização pessoal, mas sim utilizá-lo para a promoção do bem estar e progresso social e econômico de meu povo e minha nação, procurando sempre tentar solucionar, de forma racional e humana, nossos problemas neste setor.
Engenharia de Produção:"Juro, diante de Deus e da sociedade que fará uso do meu trabalho, que conduzirei meus esforços profissionais com a máxima responsabilidade e respeito humano. Prometo que, no cumprimento do meu dever de engenheiro, não me deixarei cegar pelo brilho excessivo da tecnologia, lembrando-me completamente de que trabalho para o bem do homem e não da máquina. “Colocarei todo o meu conhecimento científico a serviço do conforto e desenvolvimento da humanidade, sempre respeitando o meio ambiente”.
Zootecnia: “Juro honrar meu diploma de Zootecnista, comprometendo-me a obedecer, no exercício profissional, os postulados da ciência e dos princípios morais, oferecendo os meus conhecimentos, na área das atribuições, que ora me são outorgadas, a fim de contribuir para o bom desenvolvimento social e econômico do país.”
Bacharel em Turismo: “Prometo, como Bacharel em Turismo, dedicar-me à pesquisa e ao desenvolvimento sustentável do turismo, empenhar-me pelo engrandecimento do fenômeno turístico, no Brasil e no mundo; preservar o turismo como instrumento de paz, bem-estar e entendimento entre os povos; e zelar pelos valores éticos da profissão.”
Secretariado de Escola: “Eu, como profissional de Secretariado, sob juramento solene, prometo: exercer a profissão dentro dos princípios da ética, da integridade, da honestidade e da lealdade; respeitar a Constituição Federal, o Código de Ética Profissional e as normas constitucionais; Buscar o aperfeiçoamento contínuo e contribuir, com o meu trabalho, para uma sociedade mais justa e mais humana.”
Nutrição: “Prometo que, ao exercer a profissão de nutricionista, o farei com dignidade e competência, valendo-me da ciência da nutrição em benefício da saúde do homem, sem discriminação de qualquer natureza. Prometo, ainda, que serei fiel aos princípios da moral e da ética. Se eu cumprir este juramento com fidelidade, possa merecer os louros que proporcionam a profissão.”
Magistério e Pedagogia: “Prometo que, no exercício de minha profissão, empregarei, com inteligência e honestidade, os talentos que Deus me confiou para servir com amor, ética e patriotismo cumprindo os deveres inerentes ao magistério, que livremente escolhi como profissão“.
Licenciatura em Computação: “Prometo que, no exercício de minha profissão, serei fiel aos preceitos da ética e da ciência, promovendo o uso e o desenvolvimento da informática em benefício do processo educativo e da sociedade”.
História:“Prometo, no desempenho das funções educacionais, promover o desenvolvimento intelectual, cognitivo e humano dos educandos a mim confiados, favorecendo a construção de uma sociedade participativa e solidária”
Fisioterapia:“Prometo, perante Deus e minha pátria que, no exercício da profissão de fisioterapeuta, cujo título recebo do Centro Universitário Feevale, empregarei meus talentos com inteligência, honestidade e dedicação, sem jamais faltar com a ética cristã”.
Farmácia:“Prometo, no exercício da profissão de Farmacêutico, ser sempre fiel aos deveres da honra, da ciência e da caridade. Nunca me servirei da minha profissão para corromper os costumes nem favorecer o crime”.
Engenharia Industrial Mecânica:“Prometo que, no cumprimento do meu dever de engenheiro, não me deixarei cegar pelo brilho excessivo da tecnologia, esquecendo-me completamente de que trabalho é para o bem do homem e não da máquina. Respeitarei a natureza, evitando projetar ou construir equipamentos que destruam o equilíbrio ecológico ou poluam; colocarei todo meu conhecimento científico a serviço do conforto e desenvolvimento da humanidade; assim sendo, estarei em paz comigo e com Deus. Prometo dignificar a minha profissão, consciente das minhas responsabilidades, observando o código de ética e o respeito à pessoa humana, objetivando o desenvolvimento social para a grandeza do país”.
Engenharia Industrial Química:“Por este juramento solene, prometo honrar a profissão de Engenheiro Industrial Químico, concorrer para o desenvolvimento e aplicação da ciência e da técnica, observar os postulados da ética profissional, preservar o meio ambiente, priorizar o bem-estar do homem e cumprir com o meu dever para com a pátria”.
Enfermagem:“Solenemente, na presença de Deus e desta assembléia, juro: dedicar minha vida profissional a serviço da humanidade, respeitando a dignidade e os direitos da pessoa humana, exercendo a enfermagem com consciência e fidelidade; guardar os segredos que me forem confiados; respeitar o ser humano desde a concepção até depois da morte; não praticar atos que coloquem em risco a integridade física ou psíquica do ser humano; atuar junto à equipe de saúde para o alcance da melhoria do nível de vida da população; manter elevados os ideais de minha profissão, obedecendo aos preceitos da ética, da legalidade e da moral, honrando seu prestígio e suas tradições”.
Educação Física:“Prometo dignificar minha profissão, consciente de minhas responsabilidades legais, observar o código de ética, objetivando o aperfeiçoamento da ciência da educação, o desenvolvimento das instituições a grandeza do homem e da prática”.
Direito:“Prometo, no exercício das funções de meu grau, respeitar sempre os princípios da honestidade, baseando minhas ações no Direito, promovendo a justiça, pugnando pelos bons costumes e nunca faltar à causa da humanidade”.
Design:“Comprometo-me, no exercício da profissão de designer, cumprir os deveres inerentes do grau que me é conferido, subordinando-os aos preceitos da ética e honrando os ensinamentos ministrados, esforçando-me para contribuir no desenvolvimento tecnológico e cultural do Brasil e bem-estar da humanidade”.
Comunicação Social - Jornalismo, Publicidade e Propaganda e Relações Públicas:“Como Bacharel em Comunicação Social, prometo buscar meus ideais, seguindo a meta de trabalho que livremente escolhi. Comunicando com ética honestidade e responsabilidade, aquilo que aprendi. Prometo promover a aproximação entre as pessoas, para que possam compreender o sentido da comunicação na sociedade e na humanidade”.
Comunicação Social:“Como Bacharel em Comunicação Social, prometo buscar meus ideais, seguindo a meta de trabalho que livremente escolhi. Comunicando com ética honestidade e responsabilidade, aquilo que aprendi. Prometo promover a aproximação entre as pessoas, para que possam compreender o sentido da comunicação na sociedade e na humanidade”.
Jornalismo:“Juro cumprir minhas obrigações como jornalista dentro dos princípios universais de justiça e democracia, coerente com as idéias de comunhão e fraternidade entre os homens, para que o exercício da profissão redunde no aprimoramento das relações humanas que resultará na construção de um futuro mais digno, mais justo, para que os que virão depois de nós”.
Relações Públicas:“Juro, diante de Deus e da sociedade, que fará uso do meu trabalho, conduzir meus esforços profissionais de acordo com os princípios éticos norteadores da atividade de Relações Públicas, com responsabilidade e respeito humano e dedicar o meu trabalho para o desenvolvimento e o bem estar do povo brasileiro e da humanidade.”
Ciência da Computação:“Prometo, no exercício de minha profissão, dedicar todo o meu empenho, na aplicação e progresso da ciência, em benefício dos seres humanos, e respeitá-los, acima da ciência”.
Ciências Contábeis:“Prometo cumprir fielmente o exercício da profissão, cujo título recebo do Centro Universitário Feevale, de acordo com os princípios da ética e sabedoria cristã, para bem servir os interesses do país e para maior valorização da criatura humana”.
Biomedicina:“Juro por toda a minha existência, cumprir com zelo e probidade, todas as atividades inerentes à profissão de biomédico que me forem confiadas. Juro, diante de Deus e dos homens, não medir esforços para exercer, com dignidade e ética, a Biomedicina. Juro estar atento à evolução científica para empregá-la em prol da humanidade. Juro cumprir esses preceitos, para poder usufruir da benevolência de Deus e da confiança dos homens”.
Artes Visuais - Bacharelado e Licenciatura:“Prometo que, no exercício de minha profissão, cumprirei e farei cumprir, com ética e competência, respeitando as diferenças inerentes às diversas expressões artísticas em prol do engrandecimento da arte, da educação e da cultura do meu país”.
Administração:“Prometo dignificar minha profissão, consciente de minhas responsabilidades legais, observar o Código de Ética, objetivando o aperfeiçoamento da Ciência da Administração, o desenvolvimento das Instituições e a grandeza do homem e da pátria”.
Curso de Quiropraxia:“Exercerei a Quiropraxia mantendo conduta profissional e ética para com meus pacientes e minha profissão. Seguirei os métodos terapêuticos que, de acordo com as minhas habilidades e julgamento, considerar benéficos para meus pacientes. Prometo servi-los sem fazer qualquer forma de discriminação e manterei inviolável tudo o que a mim for revelado no exercício da profissão. Ciente da responsabilidade deste grau que me é outorgado estarei continuamente aperfeiçoando meu conhecimento e habilidades”.