Convites: Organize-se para não faltar.
São tantas coisas para organizar em um casamento que às vezes a memória falha, e talvez não há como reparar o lapso.
Antes de mandar fazer os seus convites você tem que ter a lista de convidados, em mãos, e numerada. Assim fica fácil visualizar a margem de convidados que você vai trabalhar.
Você pode trabalhar com duas lógicas:
1º - Você vai convidar um número fixo (100 pessoas por exemplo), e não abre mão disso.
Comece com uma listagem numerada de 1 a 100 e escreva os nomes nela, assim você vai trabalhar com um sistema de substituição de nomes. Se colocar um nome, outro vai ter que sair da lista, desse modo não há o perigo de acrescentar e aumentar a quantidade de convidados sem perceber e correr o risco faltar convites.
2º -Se não há um número fixo de convidados, faça sua lista por agrupamento, numerando-a em ordem seqüencial ( independente do agrupamento). Forme grupos afins:
- padrinhos.( do casamento)
-familiares da noiva.( avós, primos, tios, padrinhos, pai e mãe, irmãos casados,etc)
-familiares do noivo.
-Amigos da noiva.( amigos de faculdade, trabalho, infância, etc)
-Amigos do noivo.
-Amigos dos pais da noiva e do noivo.
-Vizinhos da noiva.
-Vizinhos do noivo.
- Grupos de igreja, ou entidades.
-Colegas de trabalho da noiva.
-Colegas de trabalho do noivo.
- Setores da empresa em que trabalham.
- NÃO ESQUEÇA DO SEU CONVITE!!! ( para guardar de lembrança)
Outras dicas:
-Se os pais forem separados envie para cada um o seu convite.
- Aos familiares que moram distantes (tios, avós, padrinhos). Envie seu convite pelo correio com um prazo razoável, eles não virão, mas é delicado informar que está casando.
-Peça para a seu noivo (ou noiva) conferir a lista dele com a mãe ou a irmã, verificando assim se não houve esquecimento de nenhum parente. (porque a mãe e não o pai? As mulheres são mais atentas a detalhes!!!)
- Faça as listas dos convites e da recepção separadas.
- Entregue ao calígrafo a lista digitada e numerada.
- Se tiver alguns convites sobrando (para além do número de convidados) deixe com o calígrafo, pois se aparecer algum convidado enquanto ele está fazendo a sobrescrição não é necessário se deslocar para levar apenas um ou dois convites para serem sobrescritos. No final do trabalho ele te devolverá as sobras.
- Não deixe o convite para a última hora, quanto mais cedo você escolher e contratar a gráfica, maior o prazo de pagamento, mais flexibilidade no seu orçamento, e mais prazo para entregá-los ou enviá-los pelo correio.
Lembre-se, seu convite reflete a organização da sua festa, entregue-o em tempo hábil para seus convidados se organizarem, o ideal é no máximo 2 meses antes do casamento. Escolha com carinho o seu modelo e fique atenta aos erros na revisão do mesmo.