A vigilância sanitária no Brasil teve um grande destaque a partir do surgimento da pandemia, principalmente pelo posicionamento da ANVISA – Agência Nacional de Vigilância Sanitária –, que elaborou análises de dados sobre liberação de medicações e estratégias a serem adotadas para a prevenção da doença no país.
Assim, a atuação da vigilância sanitária tem uma importância histórica, pois preserva as práticas relacionadas à saúde e aos aspectos de garantias sanitárias para a população.
Sua contribuição na área de eventos se relaciona a qualquer tipo de realização, formatos e tamanhos, definindo padrões que devem ser seguidos e fiscalizados para que se garanta a segurança do evento e de seu público participante.
Vamos apresentar como funciona esse processo e como evitar interdição de eventos cumprindo as determinações da vigilância sanitária.
O papel da vigilância sanitária
PHOTO BY KYLE GLENN ON UNSPLASH
Para entender como evitar interdição de eventos, é preciso, em primeiro lugar, conhecer o funcionamento da vigilância sanitária no Brasil.
A sua atuação tem como objetivo certificar a saúde da população, liberando alvarás de autorização de funcionamento relacionados à garantia de aspectos sanitários, realizando fiscalizações e eventuais autuações, assim como intervenções e interdições, tendo, de certa maneira, o poder de fiscalizar e de policiar o cumprimento das diretrizes estabelecidas.
A vigilância sanitária é vinculada ao SUS – Sistema Único de Saúde –, com sua representação consolidada por meio da Anvisa, que estabelece análises diversas relacionadas à garantia da saúde da população.
Sua ação envolve todos os tipos de atividades econômicas, incluindo o segmento de eventos, e deve ser plenamente atendida quanto às suas determinações.
Quanto aos eventos, a fiscalização atua em todos os níveis, podendo, inclusive, avaliar desde eventos fechados, de menor porte, até eventos de maior porte.
Isso faz toda a diferença para entender a importância de seguir as definições sanitárias e manter seu evento sem riscos de impedimentos. Desse modo, atender às normas legais é fundamental.
Veja que essas são definições que não se restringem apenas à pandemia de Covid-19, mas a qualquer evento realizado em qualquer tempo, para evitar riscos à saúde das pessoas, seja pelo consumo de alimentos, como salgados e doces, que devem atender a prazos de validade corretos, seja por todo o processo de elaboração desses alimentos.
Como a vigilância sanitária é definida?
Já vimos que a forma de como evitar interdição de eventos é seguir as determinações da vigilância sanitária, que é o órgão regulador e fiscalizador das atividades que envolvem possibilidades de riscos à saúde.
Ela está inserida nesse contexto de reduzir os riscos e, de preferência, eliminar as possibilidades de problemas que se ampliam aos espaços, à segurança, e aos aspectos de estruturas e meio ambiente, inclusive, situações não adequadas podem interferir em descartes e em situações de riscos mais amplos.
As atribuições que são inerentes à sua atuação estão constantes na lei nº 8.080, de 1990, que regulamenta as ações dos serviços de saúde no Brasil. Devido a isso, é exigido sempre que a vigilância sanitária seja consultada e realize a fiscalização devida quando um evento está sendo planejado. Isso evita possíveis problemas no dia da realização desse evento.
Lembre-se de cuidar da higiene local e das pessoas que trabalham diretamente com o evento, como serviços de Buffet, garçons e maîtres.
Cuidados a serem seguidos para evitar interdição de eventos
PHOTO BY ANDREW WINKLER ON UNSPLASH
Para ter mais garantia de como evitar interdição de eventos, é necessário considerar que as determinações da vigilância sanitária visam à garantia da saúde dos convidados e à higiene mais segura do local onde o evento será realizado.
Considerando essas premissas, é possível adotar medidas necessárias para que as pessoas e as instalações sejam adequadamente preparadas, a fim de que não sejam expostas a condições inseguras de higiene e saúde.
Empresas organizadas tendem a estabelecer regras de acesso e de permanência no local e adaptar necessidades específicas a cada período, avaliando condições que possam causar riscos.
Assim, a vigilância sanitária participa desse processo estabelecendo padrões e práticas que devem ser seguidos, evitando quaisquer situações e problemas aos envolvidos.
Além disso, é concedida a licença para a realização do evento e podem ocorrer fiscalizações que visem a assegurar o cumprimento das diretrizes estabelecidas na ocasião do evento. Dessa maneira, a organização do evento deve estar sempre atenta a todos os detalhes e efetuar uma permanente verificação do ambiente do evento.
Atentar para aspectos de limpeza do local, reposição de itens de higiene, descartes em áreas específicas, disponibilização de lixeiras, cuidados com a conservação de bebidas e alimentos e controles de acesso são alguns tópicos essenciais para garantir o sucesso da avaliação da vigilância sanitária em seu evento.
Onde pode ocorrer atuação da vigilância sanitária
PHOTO BY MARCUS SPISKE ON UNSPLASH
Para ter como evitar interdição de eventos, é importante considerar que esse segmento de negócios envolve uma grande variedade de atividades que se relacionam ao local onde serão realizados, ao fornecimento de alimentação, aos cuidados com o meio ambiente, à saúde do trabalhador e à proteção da saúde dos participantes.
Como podemos identificar, a vigilância sanitária atua em todas as principais condições que são necessárias para que um evento seja realizado. Assim, a responsabilidade dos realizadores é bastante intensa e certamente será cobrada quanto a seus resultados.
Por isso, é importante conhecer as diretrizes da vigilância sanitária e atender seus cumprimentos com bastante atenção e cuidado.
Diversos níveis de definições a serem seguidas
Já sabemos que a melhor forma de como evitar interdição de eventos está relacionada a atender a legislação e as determinações da vigilância sanitária.
Cabe destacar que a vigilância sanitária tem origem em um controle federal, com as avaliações e definições da Anvisa, que servem como definições a serem seguidas pelas secretarias de vigilância sanitária de estados e municípios.
Dessa forma, é necessário conhecer as definições dos órgãos nesses diversos níveis, que podem apresentar especificidades para cada local, e que podem se tornar elementos importantes a serem seguidos no dia da realização dos eventos, não podendo ser desconsiderados.
Agora você sabe como evitar interdição de eventos Atender as determinações legais e cumprir as exigências determinadas pelas autoridades sanitárias distribuídas entre os governos federal, estaduais e municipais é a maneira de garantir como evitar interdição de eventos. Manter a validade da autorização de realização do evento e cumprir suas exigências faz parte dessa estratégia, devendo, desse modo, ser seguida a fim de evitar problemas ou até mesmo a interrupção do evento.
Deixe um comentário com sua opinião sobre como evitar interdição de eventos.