Além de ser um dos principais acessórios para noivas, diversas tradições envolvem os buquês de casamento. A teoria mais comum sobre o surgimento , é de que ele apareceu durante o império romano ou grego, nos quais as noivas carregavam nas mãos ervas aromáticas e alho para atrair bons fluidos e afastar os maus espíritos no dia do seu casamento.
Durante a Idade Média era comum que as noivas recebessem flores, ervas e temperos de quem estava pelo caminho, e no final do trajeto se formava um buquê em suas mãos. Além disso, o bouquet de noiva ainda indica quem será a próxima das convidadas solteiras a se casar, já que depois da cerimônia a noiva o joga de costas, para a sortuda pegar. É bastante comum também que as noivas tenham dois buquês, para que apenas um seja jogado, e o outro seja guardado, desidratado, para ser mantido como lembrança.
O buquê de noiva é um importante acessório no look e merece tanta atenção quanto todos os outros. Existem diversos modelos ,sendo os mais comuns: redondo, braçada e cascata. O nome já é intuitivo e descreve um pouco de cada um deles, mas é bom saber que cada um deles funciona melhor com determinadas características do vestido e da noiva.
Já para as flores, cada uma delas tem um significado simbólico, mas o mais importante mesmo é escolher uma que você goste, que tenha as cores que lhe agradem e que sejam da estação. Estar na época das flores escolhidas garante que elas estejam mais frescas e bonitas, além de mais baratas.