Já imaginou uma festa com um grupo de teatro interagindo com as pessoas? Ou aquele cantor ou cantora que você tanto admira? Bem, esta pode ser uma ideia bem legal! Existem empresas de contratação de diversos artistas e até grupos de teatro para festas e eventos dos mais variados tipos. Com certeza contratações como estas será um grande diferencial para seu evento e bem marcante para seus os convidados. Pode apostar!
Existem sites com sistema de buscas inteligente que reúne de forma simples e fácil os artistas e celebridades do cenário nacional e do showbusiness. E tem para todos os gostos. Além disso, todos os orçamentos são direcionados diretamente para as agências e empresários exclusivos ou autorizados pelos artistas. Com muita segurança você vai encontrar o artista certo para tornar o seu evento inesquecível.
Estas empresas são uma excelente ferramenta para promover e divulgar os seus artistas para os milhares de empresários, prefeituras, cerimonialistas, produtores e organizadores que acessam diariamente estes sites em busca de atrações para seus eventos. São apresentadores, atletas, atores, celebridades, comediantes, Djs, jornalistas e tantos outros profissionais que podem dar aquele up na sua empreitada de divertimento.
Um bom espetáculo que pode valorizar seu evento são os solos como o Stand up comedy. Baseado no cotidiano, notícias atuais, música, imitações e muitas vezes improvisando em cima de um acontecimento momentâneo, estes artistas contam de forma muito bem humorada histórias de sua vida, teorias e conclusões, através de observações obtidas por um ponto de vista único.
Outro nicho bem procurado é o de apresentação covers em todo o Brasil para festas e eventos em geral. São espetáculos completos com a melhor produção artística e profissionais qualificados para atender da melhor forma possível as suas expectativas. Figurinos, cenários, som, iluminação, tudo fica a cargo destas empresas.
Há também empresas que além de disponibilizar artistas para eventos culturais, disponibilizam também para eventos corporativos ou ações de marketing nas principais cidades do Brasil.
Cada vez mais fica evidente que a profissionalização, em qualquer área de atuação, é necessária para garantir o sucesso de uma carreira. Por isso, atualmente, artistas, bandas e músicos contratam empresas para intermediar sua relação com a mídia de forma eficaz, evitando maior envolvimento pessoal enquanto ganham maior tempo para se dedicar ás suas atividades profissionais. Estas são empresas voltadas para o desenvolvimento de estratégias pessoais e projetos para a promoção da cultura, através da realização de shows, espetáculos e eventos no Brasil e também fora do País.
Cláudia Leite. Foto:cidadeinternet
Negociação
No entanto, a negociação de um show deve ser muito bem analisada. O valor do cachê cobrado por um artista, por exemplo, mais do que significar o valor da sua arte, vai ser estipulado após a avaliação de cada proposta. Pois, geralmente eles (empresários e artistas) não sabem quem é o contratante, que condições de trabalho vão ser oferecidas, como transporte, hospedagem e alimentação e quais outros benefícios o artista terá com a apresentação. Estes são fatores que pesam na hora de se estipular um cachê. Por isso, todas essas informações devem ser bem colocadas e negociadas antes de se fechar um contrato. Quanto melhor for o diálogo entre as partes, melhores são as chances do sucesso de uma parceria.
Muitas vezes quando um artista tem a proposta de participar de um show não é só o valor do cachê que importa. Muitas vezes a visibilidade e a divulgação do trabalho do músico compensam um cachê mais modesto.
Depois de estabelecido o valor do cachê, deverá ocorrer um processo de negociação, tanto do valor proposto, quanto das condições do show e de pagamento. Nem sempre negociar é um processo simples, mas não precisa ser traumatizante. Com as habilidades certas, a conversa flui e os dois lados acabam chegando a um acordo.
Segundo Leonardo Salazar, autor do livro Musica Ltda, conhecer a outra parte, principalmente as suas necessidades, saber ouvir, colocar-se no lugar do outro e ser flexível são boas práticas que auxiliam na negociação. E isso não ocorre de um dia para a noite. Muitas vezes pode levar tempo até que as duas partes cheguem a um consenso, o que é bom para que não haja arrependimentos.