Depois de meses planejando, organizando e contratando seu evento, chega a grande hora!!!
Convidados chegando, mesas postas e bonitas, decoração incrível!!!
Mas lá no fundo do salão, tem um (as vezes até dez) cara, equilibrando em cima de uma mesinha um monte de equipamentos das mais variadas marcas e condições possíveis. Dezenas de metros de fios e cabos espalhados por todo canto, emendados com fita isolante ou "durex", formando uma teia ilógica e multicolorida (pois é mais fácil aproveitar restos de cabos). A iluminação completamente analógica, amarrada com arames naqueles antigos pedestais de ferro, que pela pintura, vê-se que já passou por poucas e boas. Mas o melhor ainda está por vir . . .
Quando o som é ligado, as frequências estão inaudíveis e embaralhadas, o nível de db está extremamente alto para compensar estas falhas e existe um "rumble" que é impossível de ser tirado. Ou seja, a qualidade do som está péssima, alta e está sendo reproduzida por alto falantes de qualidade não profissional, os mesmos que você tem em casa no seu estéreo ou piores.
Mas mesmo com isso tudo, você ainda insiste na continuação da festa.
A menos que seja o playlist que você combinou previamente, na hora do jantar, todos comem ao som de 'tuch tuch". Na comemoração, "tuch tuch", na hora do baile "tuch tuch". Pra conversar com seus amigos, você realmente percebe que tem pulmões e garganta bem fortes. E para fechar a noite com chave de ouro . . . "tuch tuch".
Na saída da festa, no estacionamento ou já em casa, você está ouvindo um zunido dentro do ouvido que não acabará tão cedo!!!
Esta é uma cena que se repete muito em diversos eventos que acontecem por aí.
Seja em um casamento, 15 anos ou qualquer outra comemoração, dispende-se um tempo grande para a organização de todos os detalhes. Locação do espaço, buffet, convites, lembrancinhas, doces, floricultura, decoração, foto e vídeo e por último, som e luz.
Aí está um erro!!! Normalmente gasta-se muito dinheiro com as decorações em si e na hora de se escolher o músico que montará o som, a iluminação e a produção musical do evento, o orçamento já está bem escasso. O recurso, é contratar aquele "amigo do seu amigo que é dj e tem um sonzinho" ou cotar pela cidade, o mais barato, o que geralmente acaba sendo o do exemplo real acima.
Lógico que, toda a decoração de um evento é de suma importancia para o visual da festa, porém, tente entrar de maneira triunfal no salão apenas ao som do farfalhar das folhas da floricultura, ou jantar comodamente ouvindo somente o tilintar de pratos e talheres de todos a sua volta. E depois do jantar, todos para a pista comer docinhos e apreciar a iluminação nas paredes.
Música é a vida do evento!!! E a escolha do profissional errado acarreta geralmente no fracasso da festa.
Por isso, quando for organizar seu próximo evento, lembre-se de dedicar um pouco mais de recursos para a contratação de músicos experientes e técnicos. Na maioria dos casos, estes profissionais são de grande ajuda, na hora de sugerir e escolher os temas da noite, o set list que será tocado na pista (para agradar gregos e troianos e não ao ego do dj) e na montagem limpa e decorativa dos equipamentos profissionais e de ultima geração que serão utilizados no evento.
Dessa forma, com certeza todos lembrarão de sua festa não só pelos docinhos gostosos e a decoração original, mas pela animação que um bom dj gerou a noite toda!!!