8 dicas para registrar marca de empresa de eventos

Se você tem interesse em conhecer como efetuar o registro de seu evento e de uma determinada marca de produção de eventos conheça dicas quanto ao registro da marca de uma empresa de eventos.

Publicado em 07/12/2021

Avalie este Artigo

A marca de uma empresa é o investimento mais importante que existe, pois ela pode impulsionar a valorização do negócio e ser um bom motivo para que seja preservada.

Pela sua relevância, torna-se fundamental manter cuidados para que a marca seja propriedade da empresa e não ocorram riscos de sua apropriação por concorrentes, pois isso estaria pondo em risco o próprio negócio.

Desde a criação de uma empresa, estar preparado para conseguir seu registro de marca é uma necessidade que muitas vezes é desconhecida ou negligenciada por empresários, e que não pode ser aceito para aqueles que batalham pelo crescimento dos negócios.

Vamos ver a importância, bem como 8 dicas de como registrar marca de empresa de eventos.

A importância de efetuar um registro de marca

8 dicas para registrar marca de empresa de eventos

A importância de registrar marca de empresa de eventos se dá por garantir legalmente que sua marca, conquistada e consolidada após a superação de desafios, não seja utilizada pela concorrência.

Quando se providencia o registro de uma marca, a propriedade está assegurada, sendo que eventuais litígios, quanto ao emprego indevido por outras empresas, serão indenizados.

Ao não realizar esse registro, a marca pode ser perdida para um concorrente que tenha se antecipado e efetuado essa operação antes de você.

O primeiro registro de uma marca garante a titularidade dela a seu proprietário, assim a empresa se resguarda de fraudes ou mesmo de similaridades de nomes.

O registro da marca garante seu uso exclusivo em todo o país, além da possibilidade de estender o reconhecimento da propriedade a mais de 130 países.

Por isso, esse processo deve ser entendido como um investimento e não como uma despesa e deve ser realizado quando da criação da marca, logo após terem sido realizados os registros da empresa.

Diferença entre registro e patente

8 dicas para registrar marca de empresa de eventos

Importante entender que registrar marca de empresa de eventos não deve ser confundido com patentear marca.

Ambas se enquadram como uma ação de propriedade intelectual, entretanto a marca corresponde à identificação de um negócio, com suas peculiaridades e seus diferenciais, sendo algo que identifica uma empresa.

A patente está relacionada a um título de propriedade temporária relacionada a um modelo de utilidade ou uma invenção, tendo por objetivo garantir os direitos dos seus criadores.

Ela fornece a seu detentor exclusividade sobre a invenção e compreende um produto físico, um objeto, um método, um processo ou uma inovação que contemple exigências de uso industrial, inovação ou atividade inventiva.

Passos necessários para efetuar registro

Para registrar marca de empresa de eventos, é necessário seguir alguns passos, os quais devem ser amplamente dominados para evitar erros e omissões, de forma a não comprometer os objetivos de registro.

Apresentaremos os principais cuidados para registrar uma marca:

8 dicas para registrar marca de empresa de eventos

 

1.      Onde registrar?

O órgão que está autorizado e que centraliza os processos para registrar marca de empresa de eventos, ou de qualquer outro tipo de segmento, é o Instituto Nacional da Propriedade Industrial – INPI.

O processo de registro deve ser conduzido imediatamente após a conclusão do registro da empresa na junta comercial, estando já de posse da razão social e do CNPJ. Esse processo demanda algum tempo e por isso deve ser iniciado após o registro da empresa, visando a não correr riscos.

2.      Cuidados a adotar

Para registrar marca de empresa de eventos, é preciso que a empresa esteja constituída formalmente, como já mencionamos, e necessita ter relação com as atividades desempenhadas.

Importante realizar um estudo de viabilidade de registro da marca, para atestar que não será feito um processo que possa ser negado, por existência de outro registro.

Esse estudo normalmente é oferecido por empresas que trabalham com documentações de registro de marcas e pode ser feito um aconselhamento de ajustes para viabilizar o registro de forma mais segura e sem desgastes ou frustrações.

3.      Efetue uma consulta no sistema do INPI

Deve ser realizada consulta a marcas já registradas para se assegurar de que sua definição está com maiores possibilidades de não ser impedida de registro.

Esse processo permite ser um elemento adicional para assegurar o sucesso de seu registro.

4.      Verifique a classe a que sua marca corresponde

Agora é possível registrar marca de empresa de eventos considerando a identificação da classe a que ela está inserida.

A classe define as características em que a empresa irá atuar e, dessa maneira, basicamente impedirá registro similares dentro da classe correta selecionada.

5.      Escolha o setor a ser aplicada a sua marca

Ainda existe a necessidade de definir o setor dentro do qual a empresa atua, pois é outro cuidado para que uma marca não atue com mesmo nome num setor.

Essas escolhas são bastante importantes e requerem uma avaliação cuidadosa para não deixar possibilidades que a concorrência registre marca igual em seu setor de atuação.

6.      Definir o tipo de marca

Importante definir o tipo e o formato da marca que se deseja registrar.

Pode ser um nome comercial, uma logomarca, uma letra que será a identificação da sua empresa e poderá ser um grande marco perante a concorrência.

7.      Escolher a natureza da marca

A natureza de uma marca significa a que ela se refere, podendo se referir a um produto, a um serviço, a uma marca coletiva ou até mesmo a uma certificação.

Esse elemento compõe as características que se relacionam ao negócio e devem ser bem escolhidas para agregar maior valor para sua empresa.

8.      Pagar as taxas de registro da marca

Após todo um intenso trabalho de identificação e de alocação da marca dentro do sistema do INPI, é preciso efetuar os pagamentos de taxas necessárias para iniciar o processo de registro.

É um processo que demanda um tempo bastante considerável e, por isso mesmo, o ideal é que seja realizado de imediato e de preferência com o auxilio de uma consultoria com experiência nesses processos.

 

Registrar marca de empresa de eventos: agora você pode

Registrar marca de empresa de eventos é uma necessidade, pois preserva todo o sacrifício que foi feito para a consolidação de um negócio.

A marca é importante, vez que relaciona um produto à empresa detentora de determinado produto.

Nesse artigo, apresentamos maiores detalhes sobre a importância de registrar uma marca e os passos necessários para que se possa efetuar esse processo.

Isso auxiliará seu negócio a manter o destaque de qualidade de seus serviços.

Deixe um comentário com sua opinião sobre registrar marca de empresa de eventos.


Avalie este Artigo

Deixe seu comentário

Avalie este Artigo

Comentários

  • Seja o primeiro a comentar

Orçamento Expresso

Solicite Orçamento para 39963 anunciantes com um só pedido

Clique aqui para solicitar
CasamentosFestas InfantisFormaturasEventos Empresariais

Aguarde...