Todo evento organizado precisa de um bom planejamento que conta com diversas etapas, principalmente a escolha do local. Normalmente, as pessoas procuram realizar um evento dentro de um salão de festas, e quem deseja abrir um espaço desse tipo não conhece quais são as normas de segurança exigidas.
Neste artigo falaremos sobre as sete cuidados para salão de festas para evitar qualquer problema ou imprevisto.
Organizando um evento
O planejamento e a organização de um evento devem ser realizados com a ajuda de um profissional (produtor de eventos) e uma equipe capacitada para realizar diversas tarefas, para assim garantir o sucesso do seu evento, seja festa, festival, feira, convenção ou cerimônia.
A organização de um evento conta com etapas importantes, assim como estipular o valor que será gasto, escolher o estilo e o tema do evento, escolher a data e o horário, contratar fornecedores (decoração, iluminação, comidas e bebidas, mesas e cadeiras, brinquedos infantis, entre outros), listar quantidade de participantes, escolher e reservar o local (chácara, fazenda, entre outros), música (DJ, trios, músicos, entre outros) e divulgação.
A escolha do local
A escolha e reserva do local é a etapa mais importante para o seu evento. Para escolher um bom local é preciso ter a quantidade de participante já estabelecida, com isso será possível escolher um local grande, médio ou pequeno.
O local que as pessoas costumam realizar eventos são os salões de festas, há de diversos portes (pequeno, médio e grande) por conta de se adequar à quantidade de participantes, além de ser ao ar livre e ter a possibilidade de utilizar um toldo para evitar muito sol ou chuva, por exemplo. Porém, há normas de segurança que precisam ser seguidas nesse tipo de local.
7 normas de segurança para salão de festas
É muito importante informar-se sobre o que pode ser feito, ou não, no local para evitar qualquer tipo de problema que pode prejudicar a sua festa. Abaixo, listamos sete cuidados para salão de festas. Confira:
1. Reserva do local
Um dos cuidados de salão de festas é a reserva do local. O condomínio precisa ter uma agenda para assim evitar conflitos. Quando há dois indivíduos fazendo a reserva para a mesma data, geralmente é dada a preferência àquele que fez a solicitação antes. Ao fazer a reserva, é necessário informar a quantidade de participantes para o evento.
2. Controle de acesso
O controle de acesso é um dos principais cuidados para salão de festas, pois evita que apareça algum “penetra”.
É ainda importante para preparar aquele que recepcionará as pessoas,como o porteiro, aquele que auxiliará no controle de entrada e saída. Mas, caso não tenha um porteiro, é importante que o indivíduo responsável pelo evento faça esse controle. Ainda assim, em nenhum caso, os portões devem ser abertos para uma pessoa que não tenha identificação.
3. Capacidade máxima
Não ultrapassar o limite de pessoas é um ds cuidados para salão de festas. Isso porque é algo extremamente importante para a segurança dos visitantes. Caso algum incidente ou acidente aconteça, em uma situação de superlotação, pode dificultar o resgate e o socorro. Para aumentar os controles de acesso e não permitir que o limite seja ultrapassado, é importante que o indivíduo apresente uma lista de convidados com o número do CPF ou RG.
4. Lei do Silêncio
Ao utilizar um salão é preciso saber que uma das principais cuidados para salão de festas é a Lei do Silêncio, estabelecida pela legislação brasileira, fundamental para o condomínio. O indivíduo que for usar o salão precisa se atentar à Lei do Silêncio, que funciona entre as 22 horas (dez horas da noite) até as 6 horas da manhã do dia seguinte, o que não significa que uma festa não possa durar até o limite determinado em convenção, normalmente até a meia-noite. Por isso é essencial, ao alugar o local, informar o horário de início e encerramento de seu evento para evitar problemas!
5. A limpeza do local
Um dos cuidados para salão de festas é a limpeza do local, afinal, se você achou limpo, deve entregá-lo da mesma maneira. Você não iria gostar de achar tudo sujo no dia do seu evento, não é mesmo? O condomínio pode ou não prever uma taxa de uso, que será paga caso ocorra o evento.
Essa taxa, independentemente de um condômino pagar seu condomínio, tem a ver com o gasto maior que um evento pode acarretar com água, material de limpeza, energia, faxineira, entre outros.
6. Uso por locatário
O locatário é o indivíduo que tem a posse provisória do local e, por isso, tem todos os direitos e obrigações associados a ele, como o direito de desfrutar da churrasqueira e outras áreas comuns, arcando com as suas responsabilidades e respeitando as regras. Aquele que não cumprir alguma regra deve ser acionado na justiça por cometer ilegalidade.
7. Prejuízos
Os responsáveis pela realização do evento precisam saber que um dos cuidados para salão de festas é, caso haja prejuízo de qualquer ordem, eles são responsáveis por isso.
Portanto, devem saber lidar com o caso, assumir a responsabilidade e pagar o que foi danificado, até porque o local estava sob sua responsabilidade, ou seja, é preciso cuidar bem de cada elemento.
Prejuízos como danos a janelas, portas, móveis, entre outros, são de responsabilidade total do indivíduo que reservou o local para realizar seu evento.
Para que isso seja cumprido, é importante que o síndico verifique o local antes e depois do evento, comparando se algo sofreu alguma avaria ou se já estava quebrado antes de o evento ocorrer.
Outra dica é pedir ao indivíduo para assinar um termo de responsabilidade. Caso ocorra algum dano, o indivíduo deve ressarcir o condomínio/prédio. Caso o pagamento seja negado, ele pode responder judicialmente.
Gostou do artigo sobre cuidados para salão de festas? Deixe o seu comentário e continue acompanhando o nosso blog!