A retomada de atividades econômicas após o grande impacto da COVID-19 trouxe um grande alívio para todos os setores da economia e principalmente naqueles onde o impacto foi maior, como o segmento de eventos.
As realizações de grande porte e feitas presencialmente trouxeram alívio e esperanças de que o pior já havia sido superado, porém ao longo de 2022 e principalmente nos últimos meses ocorreram mais registros de casos e um aumento de índices de transmissões do vírus.
Muito disso provocado pela redução de imunização contra a doença, com uma parte significativa da população não tendo se imunizado com a dose de reforço recomendada, provocando assim o surgimento de novas variantes e com uma transmissibilidade maior.
Embora esse crescimento de casos não tenha refletido em impactos maiores em ocorrência de óbitos, a situação preocupa a todos os especialistas, por poder gerar altos índices de doenças e a possibilidade de agravamento nos casos de idosos e crianças, que em muitos casos não tiveram acesso a imunização.
Por isso voltou a ser indicada a necessidade de adoção de medidas de proteção e prevenção em eventos, para evitar que as reuniões ou comemorações se transformem em situações de risco para os participantes.
Vamos apresenta 7 cuidados em eventos contra crescimento COVID-19 e que podem ajudar a dar mais segurança a todos os participantes.
O aumento de casos de COVID-19
Todos os dados indicam que os casos de COVID-19 vêm se acentuando com bastante rapidez.
Isso está relacionado a quantidade bastante considerável de pessoas que não efetuaram o ciclo completo de vacinação no Brasil, assim como a ineficiência de campanhas de vacinação nos demais países.
Com isso as sub-variantes de vírus estão surgindo e mantendo maior grau de transmissibilidade.
Por isso a importância de adotar cuidados em eventos contra crescimento COVID-19 e assim manter a segurança para todos.
A despreocupação com a doença elevando os riscos
Um dos fatores que contribuiu para a retomada dos níveis de infecção pelo vírus ocorreu devida a despreocupação da população com relação a manter os cuidados de proteção para evitar que ele continuasse a se transmitir.
Principalmente a despreocupação com o uso de máscaras em ambientes fechados, que se iniciou assim que os indicadores começaram a apresentar reduções, contribuiu para que as pessoas se sentissem seguras quanto a eliminação dos riscos de transmissões.
E mesmo com o surgimento de novos casos os indicadores de óbitos entre aqueles que contraíram a doença, se mantiveram baixos, fazendo com que ocorresse um convívio mais tranquilo com o surgimento de novos casos, que se mantinham reduzidos.
No entanto todas as autoridades sanitárias estão avaliando que ocorreram aumentos de infecções e por isso devem ser retomados e mantidos cuidados em eventos contra crescimento COVID-19.
As principais medidas recomendadas para a segurança dos eventos
Importante manter todos os procedimentos de segurança para evitar que o vírus se espalhe com mais efetividade e que o surgimento de novas variantes acabe comprometendo a imunidade mesmo daqueles que estejam vacinados, tornando a situação descontrolada.
E a seguir relacionamos 7 cuidados em eventos contra crescimento COVID-19, sendo importante acrescentar que a informação e transparência de todos os detalhes e cuidados devem ser realizadas com bastante atenção e assim devem se iniciar desde a emissão de convite para que os participantes possam estar conscientes e contribuir com a segurança do evento.
1. Uso de máscaras em locais fechados
Entre os principais cuidados em eventos contra crescimento COVID-19, a retomada de uso de máscaras, principalmente em locais fechados e mesmo em espaços abertos que promovam maior quantidade de participantes, deve ser uma medida exigida e obrigatória.
Esse é um hábito que ajuda bastante a interromper eventuais ciclos de transmissibilidade nesses tipos de encontros.
2. Disponibilizar álcool em gel
Voltar a disponibilizar o álcool em gel é um dos cuidados em eventos contra crescimento COVID-19.
Todas as indicações de autoridades sanitárias indicam que a constante higienização das mãos é um fator que ajuda a evitar que as pessoas possam ser infectadas.
Importante então disponibilizar tais recursos, assim como locais em que se possam realizar a lavagem das mãos com água corrente.
3. Exigir a vacinação de equipes
Trabalhar com profissionais e empresas que tenham a preocupação com a saúde de seus funcionários, é um dos cuidados em eventos contra crescimento COVID-19.
Assim os profissionais que estarão presentes atendendo o público, como pessoal de preparação de drinques e garçons, devem ter efetuado e concluído o ciclo completo de vacinação.
Isso evita que em caso de infecção ela seja leve e sem comprometer suas atividades pessoais e profissionais.
4. Evitar aglomerações
O ideal como medida de segurança é que se evite o acesso de uma quantidade grande de pessoas, para evitar aglomerações.
Mantenha a escolha de locais com capacidade que possa manter os participantes de maneira confortável e segura.
5. Realizar eventos em locais com boa ventilação
Escolher espaços com boa ventilação, dê preferência a locais abertos.
No caso de salões de festas priorizar aqueles com ventilação constante e natural e que possuam áreas descobertas para que a concentração de pessoas ocorra nesses locais.
6. Manter a higienização adequada do espaço
Não descuidar da limpeza e higienização do espaço, antes, durante e após os eventos é uma indicação de que estará mantendo a boa qualidade do local e reduzindo as chances e transmissão da doença.
7. Utilizar acessórios descartáveis
Mantenha sempre copos, pratos e talheres que sejam descartáveis ou que passem por processos adequados e garantidos de higienização com uso de calor e boas condições de disponibilizar o reuso seguro.
Assim estará garantindo mais segurança e conforto a seus participantes.
Considerações finais: cuidados em eventos contra crescimento COVID-19
Nesse momento é necessário adotar todos os cuidados em eventos contra crescimento COVID-19 e assim poder garantir que as pessoas possam participar com mais segurança e com menores riscos de contraírem uma doença que ainda tem muitos aspectos não esclarecidos quanto a suas sequelas.
Então manter os cuidados indicados se torna uma necessidade para garantir um evento seguro.
Deixe um comentário com sua opinião sobre cuidados em eventos contra crescimento COVID-19. Até a próxima!
.