A preocupação com o meio ambiente está cada vez mais em alta, já que a população está se conscientizando sobre os riscos do consumo desenfreado. Pensando nisso, noivos têm aderido a casamentos mais sustentáveis.
Nestas cerimônias tudo é pensado ecologicamente, pois o objetivo é poluir o ambiente o mínimo possível. Os noivos definem desde a escolha das flores do buquê até o destino dos resíduos da festa.
Para saber como tornar seu casamento mais sustentável e, consequentemente, contribuir para melhorar o planeta, confira algumas dicas:
A escolha das alianças
As alianças podem ser reaproveitadas de outras gerações de familiares. O anel utilizado pela avó pode ser reformado e reutilizado. O uso de metais reciclados para confecção dos anéis também é uma boa opção para alianças com estilo vintage.
Convites
Atualmente, os convites virtuais têm sido escolhidos pelos noivos pela praticidade e pelo forte advento da internet. Estes modelos, além de rápidos, são ecologicamente corretos. Caso você prefira ser mais formal, opte por utilizar papéis reclicados na fabricação dos modelos.
Lembrancinhas
Ecobags, sementes de flores e mudas de plantas são as lembrancinhas em alta neste ano. Invista nelas. Além de agradar aos convidados você estará contribuindo para melhorar o meio ambiente.
Decoração
Parte importante do casamento, a decoração define a personalidade dos noivos. Utilize móveis antigos e de madeira de demolição. Caixotes pintados, livros e objetos pessoais deixarão o ambiente aconchegante e mostrarão a história da noiva e do noivo.
As flores escolhidas para o buquê e cerimônia podem ser pensadas nas típicas da estação. Doá-las para serem reutilizadas em outros eventos também é uma atitude correta.
Comidas e bebidas
Para agradar o paladar dos convidados sem deixar de lado o propósito da festa, opte por comidas feitas com produtos orgânicos, frutas e verduras da estação para a produção dos pratos e procure por fornecedores locais para incentivar o comércio da região.
Destino dos materiais após a festa
Depois que a festa terminar, lembre-se de cuidar para que o destino dos materiais acumulados seja um local correto. Os recicláveis devem ser encaminhados a cooperativas de reciclagem ou mesmo a uma empresa recicladora. Já os resíduos orgânicos podem ser levados para um aterro sanitário credenciado ou transformados em adubo.