Nos últimos meses, estamos assistindo no mundo – e mais recentemente, no Brasil – o surgimento e a proliferação de um novo vírus, altamente nocivo ao ser humano. Em pouco tempo, a pandemia de coronavírus no país promoveu uma ruptura significante em nossos modos de viver, trabalhar e se relacionar.
Dentre as informações já conhecidas, sabe-se que sua transmissão se dá de forma rápida, por meio do contato da mucosa com gotículas provindas de espirros, tosse ou fala de uma pessoa infectada e que o vírus é capaz de sobreviver por horas e até dias em certas superfícies.
Assim, as primeiras medidas tomadas contra o avanço do coronavírus no Brasil incluíram a paralisação de espaços e serviços que reúnem muitas pessoas, como a interdição de praias, a suspensão de aulas e o cancelamento e adiamento de eventos, sejam eles artísticos, governamentais, científicos ou comerciais. Nesse contexto, emergem questões sobre como o segmento de buffet pode vencer coronavírus.
Neste artigo apresentaremos algumas dicas de como o segmento de buffet pode vencer coronavírus, de modo a minimizar os efeitos desse período no seu negócio.
1. Sugira o adiamento dos eventos marcados para as próximas semanas
Com a rápida proliferação do coronavírus, pessoas com eventos marcados para datas próximas encontraram um grande dilema. Se por um lado, os preparativos, detalhes e até mesmo um alto apelo emocional endossam a realização da festa, pelo outro a orientação era clara: é necessário pensar a prevenção.
Assim como foram registrados cancelamentos e adiamentos de eventos e comemorações, alguns seguiram o cronograma previamente estabelecido, dando continuidade às atividades. Em alguns destes, optou-se pela realização em ambientes abertos, uma medida que, infelizmente, apresenta-se ineficaz na prevenção contra o contágio.
Isso porque tão somente a realização de eventos em espaços abertos não garantem que não haverá a propagação do vírus, uma vez que um dos principais objetivos de eventos é a reunião das pessoas, que se traduz em proximidade, encontros e manifestações afetivas.
Sabemos que, nesse período, a economia se encontrará seriamente prejudicada e que muitos trabalhadores não poderão exercer suas atividades. Entretanto, sugerimos que, independente do desejo manifestado pelos clientes em dar seguimento ou não ao evento planejado, seu adiamento seja considerado e proposto.
A primeira de nossas dicas de como o segmento de buffet pode vencer coronavírus é por meio da oferta de um serviço ético, preocupado sobretudo com o bem-estar do cliente e de seus convidados. O evento deve ser concluído de modo a ser inesquecível por boas lembranças, e não pela infecção ou pelo contágio de pessoas queridas.
O portal Organizando Eventos permite o conhecimento da disponibilidade de serviços como Aluguel de Brinquedos de Festa, Aluguel de Brinquedos Infláveis, Decoração e DJ para Festas, para que não ocorram imprevistos na nova data.
2. Proponha que o crédito do cliente fique em aberto, para utilizações futuras
A orientação do Procon dos estados é de que não ocorra a cobrança de taxa para o adiamento ou cancelamento de um evento, pois configura-se como uma situação que pode pôr em risco a saúde, a segurança e a vida da população.
Nesse sentido, uma solução encontrada por muitas pessoas do ramo de eventos é deixar o crédito de quem já pagou em aberto, para utilização futura. Como se trata de uma situação incerta, na qual não sabemos como será seu desfecho, essa dica nos leva à próxima sugestão de como o segmento de buffet pode vencer coronavírus, que é permanecer atento ao curso da doença no país.
3. Esteja atento ao curso da pandemia no Brasil
Infelizmente, o adiamento dos eventos que ocorreriam em breve para os meses de junho e julho são, como dizem, "um tiro no escuro". Isso porque, no Brasil, o coronavírus encontra-se ainda em estágio inicial para uma análise precisa de sua curva epidêmica.
A curva epidêmica é um simples gráfico que ilustra a relação entre o tempo e o número de casos registrados, de modo que permite conhecer a evolução inicial da doença, fundamental para o planejamento de ações de saúde pública.
Desse modo, uma de nossas dicas de como o segmento de buffet pode vencer coronavírus é permanecer atento à curva epidêmica e às demais notícias e dados relacionados ao coronavírus, de modo que você possa orientar seus clientes da melhor forma.
Baseando-se na amostragem de outros países afetados pelo coronavírus, estima-se que o adiamento de eventos para os meses a partir de outubro se apresenta como a alternativa mais plausível, uma vez que nesse período podemos já ter superado o período de restrição social.
A atenção à curva epidêmica do coronavírus e a disponibilidade de serviços como Mágicos, Música ao Vivo para Eventos e Músicos permite o oferecimento dos melhores serviços aos clientes nas novas datas.
4. Mantenha-se aberto à inspiração, inclusive, durante os tempos de crises
Embora tenhamos conhecimento dos efeitos negativos da crise na economia e nos negócios, uma de nossas dicas de como o segmento de buffet pode vencer coronavírus é aprender a fazer uso desses períodos de crise para o desenvolvimento da criatividade, experimentação e resiliência.
Períodos de crise são desafiadores, apresentam-se como incertos e provocam sentimentos intensos relacionados à tensão e ao medo. Por mais que não seja fácil, é possível utilizar esse período como um tempo para criação de estratégias, serviços e produtos.
Até mesmo quando a crise afeta diretamente seus negócios e carreira, atravessar este período de modo construtivo e consciente é um modo de como o segmento de buffet pode vencer coronavírus. Trata-se de uma oportunidade para o resgate de princípios e valores éticos que podem inspirá-lo à criação de estratégias aos novos problemas e adversidades.
Conclusão sobre como o segmento de buffet pode vencer coronavírus
Neste artigo desenvolvemos algumas sugestões de como o segmento de buffet pode vencer coronavírus, enfrentando o problema e produzindo soluções inventivas às adversidades ocasionadas pela pandemia.
Sabendo dos possíveis danos à economia provocados pela atual crise, o segmento de buffet pode vencer coronavírus ao se manter atualizado às possibilidades de minimizar os efeitos da pandemia, reafirmando laços com clientes a partir de princípios éticos.