A pandemia apresentou vários desafios para as empresas e, principalmente, para negócios que atuam na área de eventos.
As restrições de realização de eventos promoveram a necessidade de grandes ajustes, a serem realizados pela organização de cada evento, tanto sob os aspectos financeiros como de gestão e logística, com necessidade de reavaliações profundas para se manter operando durante uma pandemia bastante longa.
Mudanças comportamentais e de visão de negócios tiveram de ser realizadas e, dessa forma, a agilidade em adotar medidas de ajustes foi fundamental para manter as empresas ainda operando, mesmo com redução de suas atividades.
Vamos apresentar 11 dicas para cuidar da saúde financeira de negócios na área de eventos.
1. Reavalie sua gestão
Ter um modelo de gestão que atue, visando fortalecimento da atuação nos negócios e a profissionalização da empresa é um fator decisivo para que os resultados possam aparecer, mesmo em momentos de grandes adversidades.
Na pandemia, a saúde financeira de negócios na área de eventos foi afetada por limitações resultantes nas políticas de isolamento social. Portanto, cancelamentos ou adiamentos foram o comum. Porém, com uma gestão eficiente, foi possível se antecipar para criar alternativas ou ações para minimizar os impactos sobre cada empresa.
A boa gestão atua no controle e organização da empresa e assim é possível estabelecer diretrizes que auxiliem a saúde da financeira dos negócios.
2. Reveja os processos
É possível manter a saúde financeira de negócios na área de eventos, efetuando uma revisão dos processos e fluxos de trabalhos, de forma a que sejam otimizadas atividades e redesenhados modelos para alcançar mais produtividade e eficiência.
Efetuando revisão adequada e profunda, é possível implantar controles e ajustar a segurança dos processos para evitar riscos de fraudes ou perdas, que afetam diretamente o caixa da empresa.
3. Trabalhe com orçamento rígido e controlado
Photo by Fabian Blank on Unsplash
A saúde financeira de negócios na área de eventos, bem como em todo o universo empresarial, depende de controlar com bastante cuidado o orçamento da empresa.
Não basta elaborar uma peça contábil e gerencial e não atuar sobre o comportamento e equilíbrio. O orçamento deve ser acompanhado e, sob determinadas situações, ajustado, evitando, assim, danos para os negócios.
4. Reduza os custos
Photo by Adeolu Eletu on Unsplash
Conhecer os custos da empresa é um aspecto importante para a saúde financeira de negócios na área de eventos.
Ter o domínio sobre seus custos e atuar sempre para mantê-los controlados, possibilita ações que só dependem da própria empresa e que podem ser fundamentais para eliminar desperdícios e até mesmo efetuar ajustes nas margens de lucro praticadas.
5. Conte com uma parceria contábil e financeira
A saúde financeira de negócios na área de eventos está relacionada diretamente ao conhecimento dos dados e informações contábeis e financeiras.
Muitas vezes a empresa dispõe apenas de um registro de suas operações; porém, sem um aprofundamento que permita elaborar estratégias de médio e longo prazo e que podem impactar nas finanças.
Importante exercer esse controle e avaliar a contratação de uma assessoria que possa auxiliar nesse processo.
6. Recorra a renegociações de empréstimos
Para manter a saúde financeira de negócios na área de eventos em momentos de crises é preciso promover um processo de renegociação de suas dívidas com bancos.
Recorrer a refinanciamentos ou negociações que possam impactar diretamente no fluxo de pagamentos, inclusive negociando prazos de carência, certamente dará um alívio financeiro para o momento.
7. Renegocie com fornecedores
O equilíbrio entre receitas e despesas é um fator decisivo para manter a saúde financeira de negócios na área de eventos, assim como em qualquer outra empresa.
É necessário então renegociar contratos com fornecedores, ajustando preços à nova realidade de custos e receitas.
Muitos clientes negociaram descontos no período da pandemia e alguns adiaram os eventos. Isso deve ser refletido com seus parceiros.
Negociar novos valores e prazos, assim como os tipos de prestações de serviços, que se apresentaram com os ajustes de realização dos eventos é necessário com os fornecedores mais comuns como:
- Buffet;
- Espaços a ser usados;
- salões de festas;
- fornecedores de estruturas;
- pessoal de segurança;
- garçons.
8. Não descuide de gastos
A saúde financeira de negócios na área de eventos está diretamente relacionada à capacidade de se manter por períodos onde os negócios sejam reduzidos drasticamente e muitas vezes paralisados.
Dessa forma, é fundamental que se trabalhe sempre com um fundo de emergência, para cobrir essas situações.
Da mesma forma, manter os gastos sob controle é uma ação que deve ser perseguida sempre, não se deixando influenciar por momentos de crescimento, que sempre tendem a passar e desequilibrar o caixa.
9. Trabalhe com fluxo de caixa
Elabore um planejamento de caixa adequado. Para isso, a melhor ferramenta é usar um fluxo de caixa de boa qualidade e, assim, poder exercer controle sobre as previsões e confirmações de entradas e saídas de caixa.
Isso ajuda a manter as finanças saudáveis proporcionando realizar ações para ajustar casos de riscos financeiros e não ser pego desprevenido.
10. Não atrase seus compromissos financeiros
Photo by Scott Graham on Unsplash
Importante manter seus compromissos em dia, pois uma das maneiras que mais afetam a saúde financeira de uma empresa é o pagamento de multas e juros incidentes sobre atrasos.
A maioria das empresas tem margens de lucro justas e qualquer tipo de gasto imprevisto pode acarretar prejuízos significativos para o negócio. Planeje-se para sempre manter as contas em dia.
11. Não confunda suas despesas pessoais com as da empresa
Importante saber que as finanças da empresa nunca devem ser confundidas com as suas despesas pessoais. Esse conceito parece simples, mas, muitas vezes, se torna difícil de realizar, principalmente em empresas menores e familiares.
Ter uma separação rígida entre os compromissos da empresa e os de caráter pessoal são uma boa forma para não comprometer a saúde da empresa e, por consequência, a do empresário.
Conclusão: trate da saúde financeira de negócios na área de eventos
Cuidar da saúde financeira de negócios na área de eventos, assim como de qualquer outra atividade, é fundamental para manter uma empresa em atividade em qualquer situação que se apresente.
A pandemia trouxe um desafio maior, por ter afetado consideravelmente os negócios e operações relacionadas aos eventos.
Cuidar adequadamente da gestão e da saúde financeira é uma exigência para que as empresas consigam superar seus obstáculos de forma mais garantida.
Deixe seu comentário sobre esse artigo, falando se nossas dicas foram úteis para a saúde financeira de negócios na área de eventos.